
Livro de Resumos do 5º Seminário sobre Currículo, Cultura e Identidade (SECCULTI) realizado no período de 05 a 07 de dezembro de 2019, na Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Ilha Solteira, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos, sob a organização do Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC).
Pautado na premissa de que currículo é um termo polissêmico, compreendido enquanto campo de estudo que se desenvolve em múltiplas perspectivas, como um fenômeno inserido em contextos e momentos históricos – permeado por ideologias e interesses de diversos grupos – para além de um conjunto de conteúdos vivenciado e desenvolvido pelos atores da escola; é que, desde 2015, anualmente é realizado o SECCULTI visando discutir temáticas curriculares e suas interfaces com as categorias de cultura e identidade, em um espaço aberto a estudantes e professores do noroeste paulista, privilegiando em cada edição, um recorte das temáticas curriculares.
A primeira edição do evento aconteceu nos dias 03 e 04 de setembro de 2015, com o tema “Desafios Curriculares para a Escola frente à Diversidade de Pessoas e Culturas”, e foi realizado pelo GEPAC sob organização dos alunos da disciplina “Tópicos Especiais em Teoria de Currículo” do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da FEIS.
A segunda edição do evento ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro de 2016 e teve como tema “Educação para as Relações Étnico- Raciais” e foi organizado pelo Núcleo Afro-Brasileiro e Indígena de Ilha Solteira (NABISA).
A terceira edição teve como temática “Teorias e Perspectivas Curriculares no Contexto da Educação Matemática”, e foi realizado no período de 07 a 08 de dezembro de 2017, contando então nessa edição com o Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos na organização conjunta do Seminário.
Em sua quarta edição, o evento trouxe como temática central “Base Nacional Comum Curricular (BNCC): perspectivas e tensões” ocorrendo no dia 1º de novembro de 2018. Para a quinta edição do evento que teve como tema “Articulações entre Currículo e Formação de Professores: Diversidades e Desafios”, esforços conjuntos foram movidos para realizar pela primeira vez a apresentação de trabalhos e relatos de experiência de pesquisadores, educadores e estudantes, organizados em Grupos de Discussão estruturados em quatro temas: Políticas Curriculares e Educacionais; Diversidades e Identidades; Tecnologias e Experiências Educacionais e Educação Comparada e/ou Internacional.
O livro de Resumos do 5º Seminário Sobre Currículo, Cultura e Identidade compilam os 79 resumos apresentados no evento, retratando pesquisas e experiências educacionais dos participantes dentro da tônica do evento.
