A Universidade de Santa Cruz – Unisc, parceira da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, em inúmeras atividades de formação profissional, se faz presente nesta obra que divulga metodologias e projetos a serviço da qualificação docente.
Em que medida temos vivido espaços de trocas de saberes que nos constituem cada vez mais atentos e competentes em nível da atuação docente? Esta é uma pergunta que tem que estar presente no cotidiano da escola e no planejamento dos dirigentes educacionais em busca de ressignificar a escola e sua missão, a partir de nossas ações.
Foram quatro anos de muito e qualificado trabalho. Planejar, executar e socializar práticas que objetivam mudanças, atualização e sirvam de reflexão aos docentes é um caminho necessário em tempos de transformações e avanços educacionais.
Educar Para (Trans)Formar traz informações e relatos acerca da realização das quatro edições do Curso de Elaboração de Projetos e da Mostra Regional de Projetos. A 6ª Coordenadoria Regional de Educação em parceria com algumas instituições estiveram à frente dessa proposta fomentando e capacitando os professores para o trabalho em sala de aula através da Metodologia de Projetos.
Foram quatro edições entre os anos de 2016, 2017, 2018 e 2019 em que as assessoras pedagógicas Mariluci Prestes Moraes Trinks e Graziela Maria Lazzari realizaram encontros de formação nas escolas, incentivando e desafiando os professores para a abordagem da Metodologia de Projetos como prática pedagógica.
O curso de Elaboração de Projetos oportunizou aos professores conhecimentos para o uso da metodologia de projetos em sala de aula. Também foi inspirador para a realização de Mostras de Projetos que aconteceram em várias etapas. A primeira etapa foi na escola, e, posteriormente, ocorreu a etapa municipal que selecionou os projetos relevantes para a etapa regional.
O curso possibilitou a participação das escolas, professores e estudantes nas Mostras Regionais de Projetos que ocorreram após o término da formação, ainda se consolidou como espaço profícuo para o compartilhamento de ideias, visando possíveis soluções sustentáveis para os problemas que vivenciamos na sociedade.
Além do mais, propiciou à comunidade escolar a possibilidade de interagir e conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas escolas da rede pública estadual de ensino.