Educação E Inclusão

O objetivo de Educação E Inclusão: Desafios Formativos E Curriculares é discutir propostas formativas relacionadas ao currículo e à didática.

O tema da inclusão educativa e social tem sido uma bandeira da luta de vários movimentos sociais para garantir o acesso, a permanência, a participação e o empoderamento de todos e todas de uma forma democrática nos diferentes espaços socioeducativos.

As produções bibliográficas nacionais e internacionais sobre inclusão educativa foram influenciando paulatinamente, nas últimas décadas, o desenho de projetos e práticas de convivência para todos e todas, garantindo os direitos humanos a uma sociedade mais justa e equitativa.

O debate sobre inclusão vem avançando ao longo dos anos, embora ainda existam certos dilemas e desafios que refletem o caminho pendente para a realização da educação inclusiva. A inclusão precisa ser pensada através de características visíveis (aspectos físicos, psicológicos e sociais), além de levar em consideração outros aspectos que invisibilizam muitos sujeitos, como, por exemplo, cor da pele, raça, escolha sexual ou situação financeira, etc. A inclusão deve ter olhar amplo e deve abranger todos os campos da sociedade, incluindo a educação.

Mas, quais são os desafios educacionais e curriculares para promover a inclusão em espaços formais e não formais?

Este é o ponto de partida que Educação E Inclusão: Desafios Formativos E Curriculares tenta responder por meio de artigos de professores e pesquisadores de várias instituições internacionais (Inglaterra, Itália, Espanha, Brasil e Suíça) e em diferentes contextos da educação formal e não formal.

O objetivo de Educação E Inclusão: Desafios Formativos E Curriculares é discutir propostas formativas relacionadas ao currículo e à didática em suas interfaces com indagações sobre inclusão escolar, bem como disseminar pesquisas sobre educação inclusiva em diferentes países, apresentando perspectivas e desafios educacionais e curriculares para o cenário atual; e apresentar experiências em instituições formais e informais, destacando as diferentes formas de lidar com a inclusão (educacional, social, trabalhista etc.).

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As produções bibliográficas nacionais e internacionais sobre inclusão educativa foram influenciando paulatinamente, nas últimas décadas, o desenho de projetos e práticas de convivência para todos e todas, garantindo os direitos humanos a uma sociedade mais justa e equitativa.

O debate sobre inclusão vem avançando ao longo dos anos, embora ainda existam certos dilemas e desafios que refletem o caminho pendente para a realização da educação inclusiva. A inclusão precisa ser pensada através de características visíveis (aspectos físicos, psicológicos e sociais), além de levar em consideração outros aspectos que invisibilizam muitos sujeitos, como, por exemplo, cor da pele, raça, escolha sexual ou situação financeira, etc. A inclusão deve ter olhar amplo e deve abranger todos os campos da sociedade, incluindo a educação.

Mas, quais são os desafios educacionais e curriculares para promover a inclusão em espaços formais e não formais?

Este é o ponto de partida que Educação E Inclusão: Desafios Formativos E Curriculares tenta responder por meio de artigos de professores e pesquisadores de várias instituições internacionais (Inglaterra, Itália, Espanha, Brasil e Suíça) e em diferentes contextos da educação formal e não formal.

O objetivo de Educação E Inclusão: Desafios Formativos E Curriculares é discutir propostas formativas relacionadas ao currículo e à didática em suas interfaces com indagações sobre inclusão escolar, bem como disseminar pesquisas sobre educação inclusiva em diferentes países, apresentando perspectivas e desafios educacionais e curriculares para o cenário atual; e apresentar experiências em instituições formais e informais, destacando as diferentes formas de lidar com a inclusão (educacional, social, trabalhista etc.).

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