Posicionando Negócios Sociais Na Agenda Pública

Destaca a importância das políticas públicas para o desenvolvimento dos negócios sociais e introduz um modelo para posicionar o tema na agenda pública.

Posicionando Negócios Sociais Na Agenda Pública é uma importante contribuição para um diálogo global focado em realizar o potencial do nosso tempo para alcançar o progresso em algumas das questões mais prementes enfrentadas pelas sociedades.

Através do meu trabalho como estrategista de inovação social e investimentos, venho testemunhando grandes mudanças sistêmicas em todo o mundo que afetam o modo como pensamos sobre as questões sociais e o agir responsável.

Mudanças que mudam o foco de saber se podemos resolver alguns dos problemas mais arraigados para a forma como vamos enfrentar até mesmo os aspectos mais difíceis da mitigação da pobreza e desenvolvimento sustentável.

Mudanças na forma como os diferentes atores da sociedade trabalham uns com os outros. Mudanças que nos focalizam cada vez mais no que está sendo alcançado - na medida em que cada resultado positivo é obtido por aqueles a quem os programas sociais são destinados.

Tão marcadas são estas tendências, que alguns especialistas já as chamam de “revolução das soluções”. Soluções de negócios sociais são uma característica importante do que está emergindo.

Em alguns países, elas estão se desenvolvendo a partir das raízes no empreendedorismo comunitário e das tradições da economia social, com uma história rica que encontrou uma expressão nova - ou renovada - no ambiente atual.

Em outras áreas os mecanismos de mercado estão sendo utilizados para desenvolver abordagens inovadoras no sentido de produzir benefícios sociais e combater questões sociais.

Muitos profissionais inspiradores estão na vanguarda deste trabalho. Alguns trabalham no cenário global e outros nas bases da comunidade. O que eles têm em comum é a coragem, energia, propósito e direção.

Os negócios sociais podem ser identificados em todo o espectro de questões e atividades sociais, culturais e ambientais, em áreas tão variadas como as artes, cuidados a idosos, desenvolvimento comunitário, educação, emprego, saúde, gestão ambiental, agricultura sustentável, energia renovável, justiça, habitação e desenvolvimento internacional.

Eles estão conseguindo novas oportunidades de formação para os jovens, caminhos para sair da pobreza com empregos sustentáveis de qualidade, mais e melhores moradias, melhoria da saúde e dos resultados educacionais, e novas instalações e serviços que atendam às necessidades da comunidade.

Este Manual revela a paisagem dinâmica de como essas mudanças globais e o surgimento de negócios sociais estão se manifestando em dois países, Chile e Brasil.

É um estudo criterioso e pragmático do potencial local informado pelos temas comuns e contrastantes em ambos os países e no contexto global mais amplo.

Ele mapeia a estrada que há pela frente, com indicações práticas do caminho a seguir, e adverte sobre onde a estrada ainda não está pavimentada uniformemente.

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Destaca a importância das políticas públicas para o desenvolvimento dos negócios sociais e introduz um modelo para posicionar o tema na agenda pública.

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Através do meu trabalho como estrategista de inovação social e investimentos, venho testemunhando grandes mudanças sistêmicas em todo o mundo que afetam o modo como pensamos sobre as questões sociais e o agir responsável.

Mudanças que mudam o foco de saber se podemos resolver alguns dos problemas mais arraigados para a forma como vamos enfrentar até mesmo os aspectos mais difíceis da mitigação da pobreza e desenvolvimento sustentável.

Mudanças na forma como os diferentes atores da sociedade trabalham uns com os outros. Mudanças que nos focalizam cada vez mais no que está sendo alcançado – na medida em que cada resultado positivo é obtido por aqueles a quem os programas sociais são destinados.

Tão marcadas são estas tendências, que alguns especialistas já as chamam de “revolução das soluções”. Soluções de negócios sociais são uma característica importante do que está emergindo.

Em alguns países, elas estão se desenvolvendo a partir das raízes no empreendedorismo comunitário e das tradições da economia social, com uma história rica que encontrou uma expressão nova – ou renovada – no ambiente atual.

Em outras áreas os mecanismos de mercado estão sendo utilizados para desenvolver abordagens inovadoras no sentido de produzir benefícios sociais e combater questões sociais.

Muitos profissionais inspiradores estão na vanguarda deste trabalho. Alguns trabalham no cenário global e outros nas bases da comunidade. O que eles têm em comum é a coragem, energia, propósito e direção.

Os negócios sociais podem ser identificados em todo o espectro de questões e atividades sociais, culturais e ambientais, em áreas tão variadas como as artes, cuidados a idosos, desenvolvimento comunitário, educação, emprego, saúde, gestão ambiental, agricultura sustentável, energia renovável, justiça, habitação e desenvolvimento internacional.

Eles estão conseguindo novas oportunidades de formação para os jovens, caminhos para sair da pobreza com empregos sustentáveis de qualidade, mais e melhores moradias, melhoria da saúde e dos resultados educacionais, e novas instalações e serviços que atendam às necessidades da comunidade.

Este Manual revela a paisagem dinâmica de como essas mudanças globais e o surgimento de negócios sociais estão se manifestando em dois países, Chile e Brasil.

É um estudo criterioso e pragmático do potencial local informado pelos temas comuns e contrastantes em ambos os países e no contexto global mais amplo.

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