
A Coleção Desenho Cultura e Interatividade apresenta-se em três volumes contendo uma coletânea de artigos individuais que representam capítulos em que professores/pesquisadores abordam conteúdos interdisciplinares e variados sobre grandes temas tais como Ensino, Pesquisa, Cultura, Moda e Visualidades, todos envolvendo a prática e/ou o saber em Desenho, seja ele entendido enquanto Arte, Técnica ou Ciência.
A Coleção seduz o leitor e o conduz a novas e variadas visões, conceitos e concepções sobre o desenho, elevando-o para além da mera instrumentalização mão, do aprimoramento da mente e da precisão do olho.
Esta coletânea é fruto de investigações científicas que foram apresentadas em eventos organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade (PPGDCI), mestrado acadêmico, principalmente os Seminários do programa e os Colóquios Internacionais sobre Desenho, realizados na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), entre os anos de 2011 e 2012.
Entretanto, ela conta também com artigos de convidados nacionais, de várias regiões do país, e internacionais, de países como França, Portugal e México.
Uma característica importante é que desta coleção, distribuído em seus três volumes, fazem parte textos de docentes e discentes do PPGDCI e de investigações oriundas de Projetos e Grupos de Pesquisa do Programa vinculados ao CNPq.
Neste segundo volume, intitulado Desenho e Visualidades, os artigos aqui selecionados transportam o leitor para o mundo das visualidades, da imagem, já que a sociedade vive, cada dia mais, submersa pelas imagens e, ao mesmo tempo, o convida a lançar olhares sobre representações e a perceber como o “ponto de vista” interfere nestas interpretações.
Os artigos apresentados neste volume voltam- se para a analise interdisciplinar da imagem e demonstram como o desenho transforma o pensamento em realidade palpável, exteriorizando o mundo interior ou interiorizando o exterior pelo processo da observação e representação significando imaginação e desejo.
Percebe-se que o desenho tem uma gramática, uma literatura e um conhecimento visual próprios materializados e socializados pela representação do objeto.
O desenho, por primar pela percepção visual, estimula a percepção, o raciocínio visual, o sentido crítico e a capacidade de análise construindo no indivíduo uma consciência crítica da sociedade.
No primeiro volume desta coleção, intitulado Desenho, Moda e Cultura, o leitor trilhou por caminhos que o levaram ao mundo do desenho, seduzindo-o a vislumbrá-lo vinculado ao mundo das roupas, indumentárias e adereços.
