
Gilson Pôrto Jr. & Outros (Orgs.) – Media Effects: Ensaios Sobre Teorias Da Comunicação E Do Jornalismo Vol. IV: Reflexividade, Hermenêutica E Fake News
É com muito trabalho e engajamento que disponibilizamos o vol. 4 do livro Media Effects: Ensaios Sobre Teorias Da Comunicação E Do Jornalismo.
Neste volume trabalhamos com Reflexividade, Hermenêutica E Fake News adentrando em questões específicas do contexto social, político e cultural vivenciadas na contemporaneidade.
Com um olhar atento para as teorias da comunicação, este volume adentra as peculiaridades das distintas regiões brasileiras e de países da América Latina problematizando a repercussão dos fatores nos meios de comunicação.
Calcadas em aprofundamentos teóricos que instigam a reflexividade os capítulos apresentados caminham por discursos e lugares complexos mas carentes de investigação.
Diante de trabalhos densos e de temáticas atuais, o vol. 4 sinaliza problemáticas evidenciadas em um cenário complexo de relações políticas, culturais e sociais extremamente vulnerável.
Permite evidenciar situações que até pouco tempo mantiveram-se algemadas e incrustadas em uma sociedade conservadora e repressiva que vem dando sinais de inquietação.
Propostas calcadas na reflexividade em um contexto “carente de posturas reflexivas”, enquadramento em situações de “restrição e fechamento” e, Fake News em um cenário de “imposição e adestramento”.
Talvez com um grau de exagero ou ceticismo, mas é evidente que presenciamos um momento social, político, econômico e cultural que tangencia o questionamento acerca de: quem somos? Que sociedade somos?
Imbricados em situações complexas vinculas a corrupção na política e, a falta de investimento em setores básicos como saúde e alimentação nos levam a questionar e a problematizar a viabilidade de investimento em setores culturais e educacionais.
Afinal, se há um boicote aos serviços básicos de sobrevivência humana, como pensar em estratégias de mobilização social que necessitam um aparato intelectual de articulação?
Instigamos aos leitores exercitarem uma leitura crítica e questionadora das teorias e dos fatos apresentados. Só assim conseguiremos adentrar em temáticas tão complexas empossados de compromisso.











