Brecht: A Estética Do Teatro

Brecht: A Estética Do Teatro faz uma leitura criativa da trajetória e da obra deste inovador teatrólogo alemão, evitando cientificismo.

Neste livro, Gerd Bornheim propõe uma nova abordagem da obra brechtiana. Fundamentando-se tanto nas peças como no Diário De Trabalho e nos escritos teóricos de Brecht, o autor faz uma leitura criativa da trajetória e da obra deste inovador teatrólogo alemão, evitando cientificismo.

O livro desenvolve-se ao longo de três eixos - o estético, o social e o especificamente teatral.

"Quero transmitir ao leitor uma visão ampla das ideias estéticas de Brecht, respeitando sempre a prática e os confrontos que estão na origem e na maturidade daquelas ideias".

Em Brecht: A Estética Do Teatro, o autor analisa o estético, o social e o especificamente teatral na obra de Brecht, em uma inédita perspectiva de abordagem.

Filósofo, professor e ensaísta, Gerd Bornheim realiza importantes trabalhos sobre teatro e reflexão estética, que se tornam referência fundamental para a apreensão e compreensão de diversos aspectos da área teatral, entre eles, o sentido do trágico, a estética brechtiana e o teatro contemporâneo.

Como escritor, destaca-se pela densidade e clareza de sua análise crítica e, como conferencista, atrai plateias numerosas por sua competência filosófica e capacidade de comunicação.

O teatro tem lugar de destaque na obra de Gerd Bornheim, como observa o teórico e diretor Luiz Carlos Maciel: "Depois da Filosofia, o que Gerd mais gostava era o Teatro. Quando era seu aluno, precisava de um local de ensaios para o espetáculo de Esperando Godot, de Beckett, que eu dirigia, Gerd emprestou logo o apartamento dele".

Quando o Teatro Universal foi a um festival, no Recife, apresentando a peça A Cantora Careca, de Ionesco Abujamra, que era o diretor, convidou Gerd para fazer o papel de bombeiro, e ele aceitou; o filósofo tinha apreciável domínio de cena.

Hoje, no Brasil, qualquer discussão sobre teoria do teatro (e também outras questões estéticas) passam obrigatoriamente pelos escritos de Gerd.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Brecht: A Estética Do Teatro

Brecht: A Estética Do Teatro faz uma leitura criativa da trajetória e da obra deste inovador teatrólogo alemão, evitando cientificismo.

Neste livro, Gerd Bornheim propõe uma nova abordagem da obra brechtiana. Fundamentando-se tanto nas peças como no Diário De Trabalho e nos escritos teóricos de Brecht, o autor faz uma leitura criativa da trajetória e da obra deste inovador teatrólogo alemão, evitando cientificismo.

O livro desenvolve-se ao longo de três eixos – o estético, o social e o especificamente teatral.

“Quero transmitir ao leitor uma visão ampla das ideias estéticas de Brecht, respeitando sempre a prática e os confrontos que estão na origem e na maturidade daquelas ideias”.

Em Brecht: A Estética Do Teatro, o autor analisa o estético, o social e o especificamente teatral na obra de Brecht, em uma inédita perspectiva de abordagem.

Filósofo, professor e ensaísta, Gerd Bornheim realiza importantes trabalhos sobre teatro e reflexão estética, que se tornam referência fundamental para a apreensão e compreensão de diversos aspectos da área teatral, entre eles, o sentido do trágico, a estética brechtiana e o teatro contemporâneo.

Como escritor, destaca-se pela densidade e clareza de sua análise crítica e, como conferencista, atrai plateias numerosas por sua competência filosófica e capacidade de comunicação.

O teatro tem lugar de destaque na obra de Gerd Bornheim, como observa o teórico e diretor Luiz Carlos Maciel: “Depois da Filosofia, o que Gerd mais gostava era o Teatro. Quando era seu aluno, precisava de um local de ensaios para o espetáculo de Esperando Godot, de Beckett, que eu dirigia, Gerd emprestou logo o apartamento dele”.

Quando o Teatro Universal foi a um festival, no Recife, apresentando a peça A Cantora Careca, de Ionesco Abujamra, que era o diretor, convidou Gerd para fazer o papel de bombeiro, e ele aceitou; o filósofo tinha apreciável domínio de cena.

Hoje, no Brasil, qualquer discussão sobre teoria do teatro (e também outras questões estéticas) passam obrigatoriamente pelos escritos de Gerd.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog