Genilda Alexandria & Vânia Dolores Estevam De Oliveira (Orgs.) – Urbano Palco: Estudos De Performances Urbanas
O difuso conceito de performances culturais abarca uma gama quase infinita de possibilidades temáticas, como nos ensina Richard Schechner ao pontuar que nem tudo que acontece é performance, mas quase todas as atividades humanas podem ser analisadas enquanto performances culturais.
Por sua vez, as cidades em suas múltiplas formas e dimensões, comportam um cenário que envolve os elementos urbanísticos, como ruas, praças, avenidas, mas em verdade, é fruto de muitos outros detalhes e componentes.
A urbe, como nos diz Kevin Lynch, “não é apenas um objeto perceptível (e talvez apreciado) por milhões de pessoas das mais variadas classes sociais e pelos mais variados tipos de personalidades, mas é o produto de muitos construtores que constantemente modificam a estrutura por razões particulares”.
Constitui-se assim um organismo vivo, em constante devir, composta de corpos que a produzem, alteram e sofrem suas interferências; composta também de instituições e organizações formais e informais que causam nela outro tanto de modificações.
Nessa perspectiva, o espaço urbano, tanto de grandes metrópoles quanto de pequenos núcleos urbanos próximos ao espaço rural, é analisado como palco, cenário e contexto de performances culturais, na perspectiva da teoria e da história da arte, da teoria e da história da arquitetura e do urbanismo, da sociologia urbana, da antropologia, da história cultural, e também do patrimônio, da memória social e da museologia.
Nesse sentido, na disciplina Performances Urbanas, são vistas as relações entre paisagem, práticas espaciais, significado, simbolismo, identidade, conflitos socioespaciais; enfim, os problemas, virtudes e questionamentos urbanos.
O Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, interdisciplinar tanto em sua proposta e vocação, como na composição de seu corpo docente, também o é na procura e seleção de discentes em busca do Mestrado e Doutorado.
As quatro turmas que cursaram a disciplina até a edição deste livro foram integradas por estudantes das mais diversas formações: professores e professoras de educação física, historiadores, artistas circenses, designers, músicos, atores e atrizes, dançarinos e dançarinas, arte educadores, produtores e produtoras culturais e também museólogas.
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