A segunda edição do Concurso Américo de Oliveira Costa, promovido pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN), premiou onze poetas, que são os autores dos vinte poemas desta antologia.
Como se pode ver pelos resumos biográficos de cada um, vários dos poetas reunidos aqui já foram premiados em outros concursos e são autores de livros publicados, fato que demonstra, de algum modo, que há uma intensa participação na atividade de publicação de livros de poemas no Rio Grande do Norte (“Capital, Natal. Em cada casa um poeta, em cada esquina um jornal”, diziam outrora…).
Fazer poesia, arte, aparenta ser uma atividade muito simples: “Basta apenas um / fio de água / uma luz e mãos mornas / um olho azul feito céu / para descer o rio / e juntar o barro nas mãos vermelhas” (versos de Araceli Sobreira). No entanto, o barro da arte, juntado nas mãos vermelhas, não serve apenas à comunicação diária, prática, destina-se também a algo mais do que à expressão de emoções e experiências individuais. Para se transformar em arte, esse barro precisa ganhar forma, ter expressão artística. Assim também ocorre com as palavras que são juntadas no poema. Tal atividade implica um trabalho capaz de gerar uma energia – a ação do poema – que age sobre o leitor e é realizada em alguns minutos.
Como é possível, então, em tão curto tempo, uma ação virar floração (“Quero ação / Flor / Floração”, gritam os versos de João Bôsco Campos)? O poema ocorre como um acontecimento inesperado. Não obstante, a sua exteriorização tem por veículo a linguagem comum, que é capaz de comunicar a todos, universalmente.
Por meio de um choque (o acontecimento inesperado) comparece nessa espécie de linguagem prática, e doravante inusitada, a conjugação de som e sentido, real e imaginário, vislumbres de expressão acumulados durante um tempo de procura, de espera, de paciência e de impaciência – nem sempre o tempo do relógio. O tempo de uma voz pura, como desejava Paul Valéry no seu Poésie et pense abstraite.
Máquina De Sonhos E Outros Poemas
- Letras, Literatura, Poesia
- 1 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.