Em Mar Aberto Vol. II

A iniciativa buscou mapear e analisar experiências e metodologias de educação na saúde mediadas por tecnologias digitais, abrangendo uma variedade temas.

A coletânea Em Mar Aberto Vol. II: Perspectivas E Desafios Para Uso De Tecnologias Digitais Na Educação Permanente Da Saúde é o segundo livro organizado com resultados de pesquisa do projeto “Avaliação e Prospecção de Tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde” .

Desenvolvido desde 2015, o projeto foi construído em uma parceria do Laboratório de Educação, Mediações Tecnológicas e Transdisciplinaridade em Saúde da Fiocruz Brasília (LEMTES) com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGES/SEGTES/MS). A iniciativa buscou mapear e analisar experiências e metodologias de educação na saúde mediadas por tecnologias digitais, de modo a apoiar a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e fomentar práticas educacionais colaborativas no SUS.

Composto por diferentes frentes de pesquisa, o projeto organizou-se em três eixos: um que se destinou a conhecer o estado da arte da utilização dessas tecnologias no cenário nacional e internacional, com a perspectiva de identificar tecnologias e aplicações emergentes na área da educação para a saúde.

Outro eixo dedicou-se a pesquisar a avaliação do e-learning e desenvolver um instrumento específico para qualificar módulos autoinstrucionais, enquanto a colaboração foi o foco do terceiro eixo, que se propôs a pesquisar questões direcionadas à aprendizagem colaborativa e às estratégias de gamificação

Os textos que compõem a coletânea foram reunidos por meio de uma chamada pública, cujo mote foi o mapeamento e a sistematização de experiências que recorreram às tecnologias digitais para desenvolver, avaliar e aprimorar processos de aprendizagem na saúde.

Os capítulos abrangem uma variedade significativa de temas e objetos de pesquisa em torno dos seguintes eixos: a análise de experiências concretas, metodologias de ensino e aprendizagem, de avaliação e alternativas de certificação. As reflexões neles compartilhadas em diálogos e trânsitos entre diferentes campos de conhecimento podem apoiar a identificação de lacunas, desafios e direções para a construção de soluções inovadoras.

Com isso espera-se que novas perspectivas sejam traçadas e que se possa construir e reconstruir as relações com as tecnologias digitais de forma crítica e ética, interrogando suas implicações e contribuições para consolidação do Sistema Único de Saúde.

Baixe os demais volumes da série aqui.

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Composto por diferentes frentes de pesquisa, o projeto organizou-se em três eixos: um que se destinou a conhecer o estado da arte da utilização dessas tecnologias no cenário nacional e internacional, com a perspectiva de identificar tecnologias e aplicações emergentes na área da educação para a saúde.

Outro eixo dedicou-se a pesquisar a avaliação do e-learning e desenvolver um instrumento específico para qualificar módulos autoinstrucionais, enquanto a colaboração foi o foco do terceiro eixo, que se propôs a pesquisar questões direcionadas à aprendizagem colaborativa e às estratégias de gamificação

Os textos que compõem a coletânea foram reunidos por meio de uma chamada pública, cujo mote foi o mapeamento e a sistematização de experiências que recorreram às tecnologias digitais para desenvolver, avaliar e aprimorar processos de aprendizagem na saúde.

Os capítulos abrangem uma variedade significativa de temas e objetos de pesquisa em torno dos seguintes eixos: a análise de experiências concretas, metodologias de ensino e aprendizagem, de avaliação e alternativas de certificação. As reflexões neles compartilhadas em diálogos e trânsitos entre diferentes campos de conhecimento podem apoiar a identificação de lacunas, desafios e direções para a construção de soluções inovadoras.

Com isso espera-se que novas perspectivas sejam traçadas e que se possa construir e reconstruir as relações com as tecnologias digitais de forma crítica e ética, interrogando suas implicações e contribuições para consolidação do Sistema Único de Saúde.

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