Circuito Fechado: Quatro Ensaios Sobre O Poder Institucional

Circuito Fechado reúne quatro ensaios, escritos sob propósitos diferentes e em momentos diversos da vida do autor. Todos se ligam à minha atividade sociológica, como eu a entendo e pratico: um meio de relação crítica com a sociedade brasileira e de confronto com os dilemas históricos de nossa época.

Somente o último ensaio, elaborado há dez anos, ficou definitivamente preso à órbita do “trabalho acadêmico” stricto sensu. Como contribuição a uma coletânea organizada por J. Maier e R. W. Weatherhead, a sua parte no diagnóstico da universidade na América Latina estava prefixada. Achávamo-nos na década de 1960 e as pressões ativistas, estudantis ou dos intelectuais, iam em um crescendo. Contudo, cabia-me fazer um corte que se limitasse a apanhar as conexões mais gerais da universidade com “uma sociedade em mudança”. Dentro dos vários mundos que coexistem na América Latina, limitei-me a ressaltar certas tendências que permitiam entender a reação recíproca — com frequência inibidora — da universidade com o meio societário inclusivo.

Qualquer que seja minha presente insatisfação diante da postura teórica que assumi nesse ensaio, devo confessar que ele me foi muito útil. De um lado, ele forçou-me a fazer um diagnóstico global da universidade latino-americana um pouco antes da intensificação e do aprofundamento da crise da universidade brasileira: os anos de 1967 e 1968 marcam o clímax da discussão da reforma universitária no contexto mais amplo de um radicalismo democrático que iria levar, estudantes e professores, ao fundo dos problemas solúveis e insolúveis. Aquele ensaio preparou-me intelectualmente para esse debate, levando-me a situar-me diante dele de uma perspectiva mais geral e com uma visão relativa da posição do Brasil no conjunto do ensino superior da América Latina, que poucos se lembraram de tomar em conta. De outro lado, todo esse avanço da reflexão comparada coincidia com os progressos que eu próprio vinha realizando no estudo da formação e evolução do capitalismo dependente na América Latina.

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Circuito Fechado

reúne quatro ensaios, escritos sob propósitos diferentes e em momentos diversos da vida do autor. Todos se ligam à minha atividade sociológica, como eu a entendo e pratico: um meio de relação crítica com a sociedade brasileira e de confronto com os dilemas históricos de nossa época. Somente o último ensaio, elaborado há dez anos, ficou definitivamente preso à órbita do “trabalho acadêmico” stricto sensu. Como contribuição a uma coletânea organizada por J. Maier e R. W. Weatherhead, a sua parte no diagnóstico da universidade na América Latina estava prefixada. Achávamo-nos na década de 1960 e as pressões ativistas, estudantis ou dos intelectuais, iam em um crescendo. Contudo, cabia-me fazer um corte que se limitasse a apanhar as conexões mais gerais da universidade com “uma sociedade em mudança”. Dentro dos vários mundos que coexistem na América Latina, limitei-me a ressaltar certas tendências que permitiam entender a reação recíproca — com frequência inibidora — da universidade com o meio societário inclusivo.

Qualquer que seja minha presente insatisfação diante da postura teórica que assumi nesse ensaio, devo confessar que ele me foi muito útil. De um lado, ele forçou-me a fazer um diagnóstico global da universidade latino-americana um pouco antes da intensificação e do aprofundamento da crise da universidade brasileira: os anos de 1967 e 1968 marcam o clímax da discussão da reforma universitária no contexto mais amplo de um radicalismo democrático que iria levar, estudantes e professores, ao fundo dos problemas solúveis e insolúveis. Aquele ensaio preparou-me intelectualmente para esse debate, levando-me a situar-me diante dele de uma perspectiva mais geral e com uma visão relativa da posição do Brasil no conjunto do ensino superior da América Latina, que poucos se lembraram de tomar em conta. De outro lado, todo esse avanço da reflexão comparada coincidia com os progressos que eu próprio vinha realizando no estudo da formação e evolução do capitalismo dependente na América Latina.

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