Portos E Cidades

Os textos contidos na coletânea de Portos E Cidades estimulam a reflexão sobre as questões portuárias e seu impacto sobre as cidades.

Nos últimos anos tem-se verificado uma crescente preocupação com o desenvolvimento nas cidades de infraestrutura portuária que sejam capazes de atender às necessidades da economia brasileira.

Exemplo desse fato é a proposta de construção do Complexo Portuário Intermodal, no município de Ilhéus, apontado pelo governo federal como um projeto estratégico para o desenvolvimento nacional.

Entretanto, as legítimas preocupações com a estruturação de uma malha portuária condizente com as necessidades de desenvolvimento da economia devem vir acompanhadas por uma ampliação do conhecimento das questões portuárias locais e internacionais. O desenvolvimento econômico brasileiro sempre esteve vinculado à atividade portuária.

Os portos atuam como instrumentos que, em certa medida, definem as funções das cidades, influenciam nas estruturas urbanas e criam espaços específicos para o embarque, desembarque, armazenamento das mercadorias, e por onde circulam pessoas e idéias.

Agregam, também, no seu entorno, espaços que se definem pelos expressivos investimentos no setor de hotelaria, entretenimento e atividades comerciais e financeiras.

Os portos são elementos modeladores de cidades e, por vezes, de hinterlands, vez que, em suas imediações são desenvolvidas relações sociais, de trabalho, econômicas e com os espaços urbanos, constituindo-se em um verdadeiro microcosmo a partir do qual é possível delinear os contornos de uma sociedade e de um contexto histórico.

Foi partindo dessa premissa que se realizou, nos dias 25 e 26 de novembro de 2010, o Colóquio Portos E Cidades: Movimentos Portuários, AtlânticoE Diáspora Africana. Ele foi uma decorrência direta do Seminário Portos E Cidades: Economia, Sociedade E As Articulações Do Brasil Com O Mundo, realizado entre 23 e 26 de julho de 2009, nas dependências do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

Nesse evento, os membros do Grupo de Pesquisa Brasil e o Mundo Atlântico: portos, negócios e cidades definiram a realização de outro evento em 2010, na Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.

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Os portos atuam como instrumentos que, em certa medida, definem as funções das cidades, influenciam nas estruturas urbanas e criam espaços específicos para o embarque, desembarque, armazenamento das mercadorias, e por onde circulam pessoas e idéias.

Agregam, também, no seu entorno, espaços que se definem pelos expressivos investimentos no setor de hotelaria, entretenimento e atividades comerciais e financeiras.

Os portos são elementos modeladores de cidades e, por vezes, de hinterlands, vez que, em suas imediações são desenvolvidas relações sociais, de trabalho, econômicas e com os espaços urbanos, constituindo-se em um verdadeiro microcosmo a partir do qual é possível delinear os contornos de uma sociedade e de um contexto histórico.

Foi partindo dessa premissa que se realizou, nos dias 25 e 26 de novembro de 2010, o Colóquio Portos E Cidades: Movimentos Portuários, AtlânticoE Diáspora Africana. Ele foi uma decorrência direta do Seminário Portos E Cidades: Economia, Sociedade E As Articulações Do Brasil Com O Mundo, realizado entre 23 e 26 de julho de 2009, nas dependências do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

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