
Esta obra apresenta uma dissertação defendida em 2014 resultante de
uma pesquisa desenvolvida sob a luz da Educação Matemática Crítica em
um mestrado profissional em Educação Matemática.
Tal pesquisa possui abordagem qualitativa e pretende contribuir para a formação do cidadão crítico, para que seja potencialmente capaz de exercer sua cidadania.
O referencial teórico adotado procede, principalmente, das publicações de Skovsmose que tratam de temas como a Educação Matemática Crítica e os Ambientes de Aprendizagem que serviram de base para a elaboração das atividades realizadas para fins deste trabalho.
As atividades relacionam a Matemática Financeira com situações comuns da realidade, como financiamentos, promoções e interpretação de informações, que envolvem Matemática, apresentadas em reportagens e produtos alimentícios.
A pesquisa tinha por objetivo responder à seguinte questão: Quais são as contribuições de uma proposta de ensino baseada nos Cenários para Investigação como ambiente para (re)construção e desenvolvimento de conceitos e procedimentos de Matemática Financeira no 9º ano do ensino fundamental?
Os participantes foram 28 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual em Belo Horizonte – MG.
Na coleta de dados, foram utilizados três instrumentos metodológicos: gravação em áudio, relatório da participação dos alunos e Grupo Focal.
Os resultados mostraram que a proposta de ensino adotada na pesquisa apresentou contribuições importantes: os alunos se envolveram no processo de exploração exigido nas atividades e formularam questões imprevisíveis que se constituem Cenários para Investigação.
Verificou-se, também, que eles produziram significados matemáticos na área de Matemática Financeira, desenvolveram a reflexão, a argumentação e o pensamento crítico.
Por fim, constatou-se que os alunos refletiram sobre a prática pedagógica dos professores e perceberam a necessidade da Matemática na vida cotidiana.
Esta pesquisa gerou, além da dissertação e deste livro, um livreto com uma proposta de ensino detalhada e acessível, de modo a servir de consulta e orientação para professores da Educação Básica. Este material é denominado pelo Programa do Mestrado como Produto Educacional.
