Cenários Para Investigação como Ambiente De Aprendizagem No Contexto Da Matemática Financeira

Nesta obra, procurou-se possibilitar que alunos do 9º ano do ensino fundamental pudessem raciocinar criticamente sobre dados da Matemática Financeira.

Esta obra apresenta uma dissertação defendida em 2014 resultante de
uma pesquisa desenvolvida sob a luz da Educação Matemática Crítica em
um mestrado profissional em Educação Matemática.

Tal pesquisa possui abordagem qualitativa e pretende contribuir para a formação do cidadão crítico, para que seja potencialmente capaz de exercer sua cidadania.

O referencial teórico adotado procede, principalmente, das publicações de Skovsmose que tratam de temas como a Educação Matemática Crítica e os Ambientes de Aprendizagem que serviram de base para a elaboração das atividades realizadas para fins deste trabalho.

As atividades relacionam a Matemática Financeira com situações comuns da realidade, como financiamentos, promoções e interpretação de informações, que envolvem Matemática, apresentadas em reportagens e produtos alimentícios.

A pesquisa tinha por objetivo responder à seguinte questão: Quais são as contribuições de uma proposta de ensino baseada nos Cenários para Investigação como ambiente para (re)construção e desenvolvimento de conceitos e procedimentos de Matemática Financeira no 9º ano do ensino fundamental?

Os participantes foram 28 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual em Belo Horizonte – MG.

Na coleta de dados, foram utilizados três instrumentos metodológicos: gravação em áudio, relatório da participação dos alunos e Grupo Focal.

Os resultados mostraram que a proposta de ensino adotada na pesquisa apresentou contribuições importantes: os alunos se envolveram no processo de exploração exigido nas atividades e formularam questões imprevisíveis que se constituem Cenários para Investigação.

Verificou-se, também, que eles produziram significados matemáticos na área de Matemática Financeira, desenvolveram a reflexão, a argumentação e o pensamento crítico.

Por fim, constatou-se que os alunos refletiram sobre a prática pedagógica dos professores e perceberam a necessidade da Matemática na vida cotidiana.

Esta pesquisa gerou, além da dissertação e deste livro, um livreto com uma proposta de ensino detalhada e acessível, de modo a servir de consulta e orientação para professores da Educação Básica. Este material é denominado pelo Programa do Mestrado como Produto Educacional.

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O referencial teórico adotado procede, principalmente, das publicações de Skovsmose que tratam de temas como a Educação Matemática Crítica e os Ambientes de Aprendizagem que serviram de base para a elaboração das atividades realizadas para fins deste trabalho.

As atividades relacionam a Matemática Financeira com situações comuns da realidade, como financiamentos, promoções e interpretação de informações, que envolvem Matemática, apresentadas em reportagens e produtos alimentícios.

A pesquisa tinha por objetivo responder à seguinte questão: Quais são as contribuições de uma proposta de ensino baseada nos Cenários para Investigação como ambiente para (re)construção e desenvolvimento de conceitos e procedimentos de Matemática Financeira no 9º ano do ensino fundamental?

Os participantes foram 28 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual em Belo Horizonte – MG.

Na coleta de dados, foram utilizados três instrumentos metodológicos: gravação em áudio, relatório da participação dos alunos e Grupo Focal.

Os resultados mostraram que a proposta de ensino adotada na pesquisa apresentou contribuições importantes: os alunos se envolveram no processo de exploração exigido nas atividades e formularam questões imprevisíveis que se constituem Cenários para Investigação.

Verificou-se, também, que eles produziram significados matemáticos na área de Matemática Financeira, desenvolveram a reflexão, a argumentação e o pensamento crítico.

Por fim, constatou-se que os alunos refletiram sobre a prática pedagógica dos professores e perceberam a necessidade da Matemática na vida cotidiana.

Esta pesquisa gerou, além da dissertação e deste livro, um livreto com uma proposta de ensino detalhada e acessível, de modo a servir de consulta e orientação para professores da Educação Básica. Este material é denominado pelo Programa do Mestrado como Produto Educacional.

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