A redução dos espaços do brincar, nos contextos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, vem ocorrendo cada vez mais nos dias atuais.
Portanto, julgou-se pertinente desenvolver um estudo sobre o tema, centrado no brincar como atividade colaboradora do desenvolvimento das potencialidades infantis.
Assim, a presente pesquisa procura estabelecer um diálogo entre discussão teórica e material de campo, como dois momentos integrados e inseparáveis da produção científica, em que se reconhecerão a caracterização de vários aspectos sobre o brincar e o desenvolvimento das relações sociais e das potencialidades infantis, bem como os fatores delimitadores da realização dessa atividade.
Inicialmente, a suposição levada a campo foi de que a atividade do brincar iria diminuindo gradativamente, ou seja, tinha-se como pressuposto que as crianças do Ensino Fundamental brincavam menos que as do Infantil. As observações no campo mostraram o contrário. A maior preocupação atual das educadoras da Educação Infantil é prepará-los para a primeira série do Ensino Fundamental, de forma que já estejam alfabetizados. Em decorrência, as crianças do pré-III possuem o espaço extremamente reduzido para o brincar, em razão do objetivo proposto. Ao contrário da hipótese inicial, as crianças da primeira série do Ensino Fundamental da escola pesquisada brincam com mais tempo e intensidade. Vários espaços para o brincar são oportunizados, assim como há projetos integradores desse objetivo.
Nesse sentido, tornou-se necessário considerar, de forma atenta, os principais fatores redutores do brincar, no espaço da Educação Infantil, e os principais fatores que contribuíam com o aumento dessa atividade, na primeira série do Ensino Fundamental.
Coerentemente com o referencial de análise adotado, buscou-se deixar que os dados empíricos apresentassem novas propostas, possibilitando uma releitura das inúmeras contribuições teóricas elaboradas nessa área do conhecimento. Por conseguinte, é relevante dar vida aos dados empíricos, sem perder de vista a teoria.
Nessa perspectiva, a partir do surgimento das questões da pesquisa no trabalho de campo, os capítulos foram sendo construídos. Tentou-se fazer uma discussão num processo dialético, apresentando capítulos integrados entre fundamentação teórica e dados de campo, de maneira significativa para que a construção de uma reflexão sólida e alicerçada.
Cadê O Brincar?
- Educação, Pedagogia
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