As demandas e lutas contemporâneas que cercam o direito têm exigido a ampliação dos cânones teóricos e metodológicos deste campo do saber.
Pode-se afirmar que as perspectivas fundadas no positivismo e na técnica têm dado espaço, cada vez mais, a investigações de caráter interdisciplinar, holístico e preocupadas com a aproximação entre pesquisadoras e pesquisadores, além dos processos de afirmação e de reivindicação de direitos.
É o avanço de agendas, discursos e práticas anacrônicas e neofacistas que tem feito da contemporaneidade um universo de disputas políticas e semânticas, demandando, assim, uma produção do conhecimento jurídico reinventada e a expansão de aportes epistêmico-teórico-metodológicos.
Nesse sentido, a contemporaneidade pode ser traduzida, para o direito, como um universo de deslocamentos interpretativos. Tal reposicionamento de interesses é suscitado, sobretudo, pela necessidade de contestação e de superação de todas as formas de violência e com vistas à re-organização dos processos de luta.
Assim, Direito E Contemporaneidade Vol. II junta-se ao referido grupo de estudos que pretende pensar o direito de maneira transversal, em pleno diálogo com outros campos do saber.
Para tanto, nesta obra são apresentadas investigações que problematizam o direito a partir de suas intersecções com a interdisciplinaridade. Trata-se de um livro marcado pelo olhar nômade, em termos teóricos e metodológicos, frente às questões contemporâneas.
Composta de duas partes, a obra está organizada de modo a possibilitar à leitora e ao leitor a reflexão sensível de dilemas atuais que têm exigido das pesquisadoras e dos pesquisadores enfrentamentos, respostas e alternativas. Em seu conjunto, os capítulos complementam-se, ao passo que ampliam o olhar de quem os lê.