
A obra A Filosofia Pensa A Educação: Da Antiguidade À Pós-Modernidade reúne capítulos sobre alguns aspectos do legado teórico de Platão, São Tomás de Aquino, Rousseau, Kant, Schiller, Nietzsche, Benjamin, Dewey, Deleuze e Agamben, privilegiando temas pertinentes, principalmente ao campo da Filosofia da Educação e também do Ensino de Filosofia e Fundamentos da Educação.
Os diferentes textos componentes da obra servem como introdução ao pensamento dos referidos filósofos. Não obstante, o fato de seu conteúdo e linguagem serem acessíveis, contribui para tornar a presente coletânea um importante suporte para o trabalho docente em sala de aula, principalmente nos cursos de graduação em pedagogia, filosofia e demais licenciaturas, assim como nos cursos de pós-graduação em filosofia, educação e outras áreas afins e multidisciplinares.
A estrutura do livro contempla uma organização cronológica do pensamento de cada filósofo. Essa opção de natureza didática visa situar historicamente a contribuição teórica dos filósofos estudados. Do mesmo modo que é possível estabelecer conexões conceituais entre os eixos temáticos comuns contemplados nas concepções filosóficas sobre a educação na totalidade do livro, também é viável iniciar a leitura por qualquer uma de suas partes, visto que a mútua reverberação dos capítulos, não implica em dependência lógica para fins de entendimento.
A proposta da obra visa renovar o desafio de buscar novas e fecundas conexões entre os campos filosófico e educacional, buscando elementos teóricos através dos tempos para ressaltar as miríade de possibilidade para a pesquisa e o ensino advindas do fato de que a filosofia pensa a educação.











