
No atual cenário educativo brasileiro, em que permeiam e insurgem diversos movimentos que visam reavaliar e até mesmo reformar nosso sistema, convive-se com o desencanto em relação aos rumos que podem tomar a educação ofertada em nosso país.
No entanto, é dever de todos avaliar os caminhos percorridos e organizar-se, com vistas a aprender a viver junto nessa “aldeia global”. Coloca-se, então, um dos maiores desafios à educação nacional: formar as pessoas para o desenvolvimento sustentável do planeta, compreensão mútua entre os povos e a vivência concreta e plena da democracia.
Nesse sentido, a educação é indispensável à formação das pessoas, na construção dos ideais de paz, liberdade e justiça social, bem como em um maior e pleno desenvolvimento humano, que pode ser fruto dela.
Não apenas no sentido de progresso econômico, mas como via ao desenvolvimento harmonioso e autêntico da humanidade. Assim, considera-se a importância das modalidades educativas na construção de um mundo melhor.
A Psicologia da Educação se atrela e fornece ricos elementos e subsídios a esse objetivo, pois se constitui em um dos campos científicos em que se busca refletir, intervir e propiciar práticas educativas para o alcance do pleno desenvolvimento humano, vivenciado como uma prática concreta de libertação e de construção da histórica do sujeito e da humanidade.
É nesse contexto ao mesmo tempo tortuoso, porém otimista, que a coleção “Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior” emerge. É com grande satisfação e zelo, que apresentamos o Volume I, concebido e organizado pelos professores Fauston Negreiros e Marilene Proença.
A ideia geradora do livro foi compartilhar com a comunidade acadêmica, a produção e prática dos psicólogos atuantes em diversas regiões do Brasil, do ensino Tecnológico ao Superior, em especial na Rede Federal de Ensino, que carecia de um panorama acerca dos referenciais práticos e teóricos que vem sendo desenvolvidos, construídos e efetivados, pelos profissionais de psicologia da educação nesses locus.
Esse Volume I trata de textos que representam investigações e pesquisas introdutórias, ou com caráter experimental, embrionário e teórico, bem como uma retrospectiva histórica, dada ao caráter recente do profissional psicólogo inserido nessas instituições.
