O Ensino Jurídico Como Proposta De Construção Da Sociedade Democrática

O Ensino Jurídico Como Proposta De Construção Da Sociedade Democrática reúne artigos produzidos por pesquisadores de diversos programas de pós-graduação.

O livro intitulado O Ensino Jurídico Como Proposta De Construção Da Sociedade Democrática é resultado de atividades de pesquisas desenvolvidas pelo GRUPO DE PESQUISA CAMINHOS METODOLÓGICOS DO DIREITO e reúne coletânea de artigos cientificos produzidos por pesquisadores de diversos programas de pós-graduação stricto sensu em Direito, cuja temática central é a educação e o ensino jurídico.

A referida obra é organizada pelos professores doutores Fabrício Veiga Costa – pós-graduação stricto sensu em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna; Ivan Dias da Motta – pós-graduação stricto sensu em Direito da Unicesumar; Sérgio Henriques Zandona Freitas - pós-graduação stricto sensu em Direito da Fumec.

Objetiva-se com a presente obra estabelecer interlocução científica entre pesquisadores de diversas instituições de ensino superior, proporcionando o estudo crítico-epistemológico de temas atuais, além de relevantes sob o ponto de vista teórico-pragmático.

As pesquisas desenvolvidas pelo professor Sérgio Henriques Zandona Freitas possui apoio direto da FAPEMIG – Fundação de Apoio à Pesquisa em Minas Gerais, além do direto incentivo oferecido pela Universidade de Itaúna; Unicesumar e Fumec. Pesquisadores renomados na área de educação e ensino jurídico protagonizam os debates cientificos propostos, juntamente com os resultados das pesquisas desenvolvidas por mestrandos em Direito da UIT, FUMEC e UNICESUMAR, que sob orientação e supervisão dos professores dos respectivos programas, trouxeram à baila reflexões que ultrapassam as barreiras da dogmática analítica.

Convidamos o leitor para conhecer os textos e debruçar-se no estudo da educação como um direito fundamental corolário da diversidade e pluralismo democrático que marcam a sociedade contemporânea.

Na presente obra são debatidos e problematizados os objetivos fundamentais do direito à educação, previsto no texto da Constituição brasileira de 1988, especificamente no que atine ao pleno desenvolvimento da pessoa humana, preparação para o mercado de trabalho e formação cidadã.

A participação da família, sociedade e do Estado, ao longo da formação acadêmico-profissional dos discentes, é de significativa importãncia para viabilizar a construção de cidadãos e profissionais comprometidos com os desafios da socidade democrática, marcada pelo pluralismo, diversidade e desigualdades.

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A referida obra é organizada pelos professores doutores Fabrício Veiga Costa – pós-graduação stricto sensu em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna; Ivan Dias da Motta – pós-graduação stricto sensu em Direito da Unicesumar; Sérgio Henriques Zandona Freitas – pós-graduação stricto sensu em Direito da Fumec.

Objetiva-se com a presente obra estabelecer interlocução científica entre pesquisadores de diversas instituições de ensino superior, proporcionando o estudo crítico-epistemológico de temas atuais, além de relevantes sob o ponto de vista teórico-pragmático.

As pesquisas desenvolvidas pelo professor Sérgio Henriques Zandona Freitas possui apoio direto da FAPEMIG – Fundação de Apoio à Pesquisa em Minas Gerais, além do direto incentivo oferecido pela Universidade de Itaúna; Unicesumar e Fumec. Pesquisadores renomados na área de educação e ensino jurídico protagonizam os debates cientificos propostos, juntamente com os resultados das pesquisas desenvolvidas por mestrandos em Direito da UIT, FUMEC e UNICESUMAR, que sob orientação e supervisão dos professores dos respectivos programas, trouxeram à baila reflexões que ultrapassam as barreiras da dogmática analítica.

Convidamos o leitor para conhecer os textos e debruçar-se no estudo da educação como um direito fundamental corolário da diversidade e pluralismo democrático que marcam a sociedade contemporânea.

Na presente obra são debatidos e problematizados os objetivos fundamentais do direito à educação, previsto no texto da Constituição brasileira de 1988, especificamente no que atine ao pleno desenvolvimento da pessoa humana, preparação para o mercado de trabalho e formação cidadã.

A participação da família, sociedade e do Estado, ao longo da formação acadêmico-profissional dos discentes, é de significativa importãncia para viabilizar a construção de cidadãos e profissionais comprometidos com os desafios da socidade democrática, marcada pelo pluralismo, diversidade e desigualdades.

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