Fabrício Veiga Costa & Outros (Orgs.) – Educação E Proteção Dos Direitos Fundamentais

Educação E Proteção Dos Direitos Fundamentais debate os objetivos fundamentais do direito à educação previsto na Constituição brasileira.

Fabrício Veiga Costa, Ivan Dias Da Motta & Sérgio Henriques Zandona Freitas (Orgs.) – Educação E Proteção Dos Direitos Fundamentais: Desafios Para A Construção Da Igualdade Na Sociedade Contemporânea

O livro intitulado Educação E Proteção Dos Direitos Fundamentais: Desafios Para A Construção Da Igualdade Na Sociedade Contemporânea é resultado de atividades de pesquisas desenvolvidas pelo GRUPO DE PESQUISA CAMINHOS METODOLÓGICOS DO DIREITO e reúne coletânea de artigos cientificos produzidos por pesquisadores de diversos programas de pós-graduação stricto sensu em Direito, cuja temática central é a educação e o ensino jurídico.

A referida obra é organizada pelos professores doutores Fabrício Veiga Costa – pós-graduação stricto sensu em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna; Ivan Dias da Motta – pós-graduação stricto sensu em Direito da Unicesumar; Sérgio Henriques Zandona Freitas – pós-graduação stricto sensu em Direito da Fumec.

Objetiva-se com a presente obra estabelecer interlocução científica entre pesquisadores de diversas instituições de ensino superior, proporcionando o estudo crítico-epistemológico de temas atuais, além de relevantes sob o ponto de vista teórico-pragmático.

Pretende-se estimular a produção e a divulgação científica de pesquisas que ultrapassam os muros da academia e propõe discussões de cunho prático, objetivando a intervenção e ressemantização das estruturas sociais.

Na presente obra são debatidos e problematizados os objetivos fundamentais do direito à educação, previsto no texto da Constituição brasileira de 1988, especificamente no que atine ao pleno desenvolvimento da pessoa humana, preparação para o mercado de trabalho e formação cidadã.

A participação da família, sociedade e do Estado, ao longo da formação acadêmico-profissional dos discentes, é de significativa importância para viabilizar a construção de cidadãos e profissionais comprometidos com os desafios da sociedade democrática, marcada pelo pluralismo, diversidade e desigualdades.

A educação é, antes de tudo, um compromisso com o outro, com a pessoa, com o ser humano, precisando, por isso, desempenhar um papel fundamental na construção e no desenvolvimento de uma consciência cidadã, alicerçada na preocupação e na defesa dos direitos humanos.

Educação E Proteção Dos Direitos Fundamentais exerce com maestria esse papel, com artigos que permeiam a esfera do ensino a distância e o ensino não presencial, tão difundido no século XXI e no período de pandemia, até mesmo sua utilização para remição da pena; os desafios do acesso à educação rural no Brasil, país continental; as cotas sociais e a desigualdade da população brasileira; a educação sexual, ambiental, indígena e a imigração, que provoca abala as estruturas quando não há uma população consciente e cidadã.

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Fabrício Veiga Costa & Outros (Orgs.) – Educação E Proteção Dos Direitos Fundamentais

Educação E Proteção Dos Direitos Fundamentais debate os objetivos fundamentais do direito à educação previsto na Constituição brasileira.

Fabrício Veiga Costa, Ivan Dias Da Motta & Sérgio Henriques Zandona Freitas (Orgs.) - Educação E Proteção Dos Direitos Fundamentais: Desafios Para A Construção Da Igualdade Na Sociedade Contemporânea

O livro intitulado Educação E Proteção Dos Direitos Fundamentais: Desafios Para A Construção Da Igualdade Na Sociedade Contemporânea é resultado de atividades de pesquisas desenvolvidas pelo GRUPO DE PESQUISA CAMINHOS METODOLÓGICOS DO DIREITO e reúne coletânea de artigos cientificos produzidos por pesquisadores de diversos programas de pós-graduação stricto sensu em Direito, cuja temática central é a educação e o ensino jurídico.

A referida obra é organizada pelos professores doutores Fabrício Veiga Costa – pós-graduação stricto sensu em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna; Ivan Dias da Motta – pós-graduação stricto sensu em Direito da Unicesumar; Sérgio Henriques Zandona Freitas - pós-graduação stricto sensu em Direito da Fumec.

Objetiva-se com a presente obra estabelecer interlocução científica entre pesquisadores de diversas instituições de ensino superior, proporcionando o estudo crítico-epistemológico de temas atuais, além de relevantes sob o ponto de vista teórico-pragmático.

Pretende-se estimular a produção e a divulgação científica de pesquisas que ultrapassam os muros da academia e propõe discussões de cunho prático, objetivando a intervenção e ressemantização das estruturas sociais.

Na presente obra são debatidos e problematizados os objetivos fundamentais do direito à educação, previsto no texto da Constituição brasileira de 1988, especificamente no que atine ao pleno desenvolvimento da pessoa humana, preparação para o mercado de trabalho e formação cidadã.

A participação da família, sociedade e do Estado, ao longo da formação acadêmico-profissional dos discentes, é de significativa importância para viabilizar a construção de cidadãos e profissionais comprometidos com os desafios da sociedade democrática, marcada pelo pluralismo, diversidade e desigualdades.

A educação é, antes de tudo, um compromisso com o outro, com a pessoa, com o ser humano, precisando, por isso, desempenhar um papel fundamental na construção e no desenvolvimento de uma consciência cidadã, alicerçada na preocupação e na defesa dos direitos humanos.

Educação E Proteção Dos Direitos Fundamentais exerce com maestria esse papel, com artigos que permeiam a esfera do ensino a distância e o ensino não presencial, tão difundido no século XXI e no período de pandemia, até mesmo sua utilização para remição da pena; os desafios do acesso à educação rural no Brasil, país continental; as cotas sociais e a desigualdade da população brasileira; a educação sexual, ambiental, indígena e a imigração, que provoca abala as estruturas quando não há uma população consciente e cidadã.

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