Ensaios Sobre A Música Dos Séculos XX E XXI: Composição, Performance E Projetos Colaborativos

Um livro colaborativo e sobre colaboração e, pela primeira vez, sinto que escrever um prefácio é uma tarefa entre as muitas que tivemos na elaboração do livro. Em meio a encomendar os artigos, revisá-los, liberar as imagens, novamente revisar tudo, diagramar, imaginar a capa

, escrever o prefácio acho que é das tarefas a mais fácil. Fabio Presgrave, Luciana Noda e Jean Joubert ficaram com as tarefas mais duras e é primeiro a eles que felicito aqui neste texto.
A iniciativa não é apenas a de escrever o livro, uma vez que o texto é espelho de anos de uma prática inovadora na pesquisa em música no Brasil. Claro, sempre houve colaborações, sobretudo colaborações entre compositores, mas elas raramente foram tema de discussões, tão realçadas e estudadas e reelaboradas.
O livro, como já disse, é sobre colaboração instrumentista-compositor-compositor-instrumentista. Ele traz uma série de relatos de vai e vem presente no jogo de elaboração de uma composição musical. O eixo do livro é voltado para as atividades desenvolvidas, sobretudo, no jovem curso de pós-graduação em Música da Universidades Federal do Rio Grande do Norte.
Tudo que se espera de um curso jovem é que ele seja inovador, que venha para chacoalhar e tirar os velhos do lugar. É isso que o livro reflete. O interesse pela nova música, por uma música que não é só aquela que reflete a filosofia e a ciência contemporâneas, mas também a ética necessária ao homem que pretende ficar na terra por mais alguns anos. Um curso jovem deve trazer consigo uma nova ética e esta é a das descobertas e colaborações positivas.
É assim que observam Alexandre Reche e Agamenon de Moraes no artigo que fecha o livro, destacando a experiência de colaboração criativa entre dois profissionais da área de música, que, cada um a seu modo, partilham modos de registro e de realização de uma ideia musical. Com isso, compor não é escrever cartas para o futuro, à espera de alguém que realize, e tocar não é ser o fiel servidor do gênio da criação.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Ensaios Sobre A Música Dos Séculos XX E XXI: Composição, Performance E Projetos Colaborativos

Um livro colaborativo e sobre colaboração e, pela primeira vez, sinto que escrever um prefácio é uma tarefa entre as muitas que tivemos na elaboração do livro. Em meio a encomendar os artigos, revisá-los, liberar as imagens, novamente revisar tudo, diagramar, imaginar a capa, escrever o prefácio acho que é das tarefas a mais fácil. Fabio Presgrave, Luciana Noda e Jean Joubert ficaram com as tarefas mais duras e é primeiro a eles que felicito aqui neste texto.
A iniciativa não é apenas a de escrever o livro, uma vez que o texto é espelho de anos de uma prática inovadora na pesquisa em música no Brasil. Claro, sempre houve colaborações, sobretudo colaborações entre compositores, mas elas raramente foram tema de discussões, tão realçadas e estudadas e reelaboradas.
O livro, como já disse, é sobre colaboração instrumentista-compositor-compositor-instrumentista. Ele traz uma série de relatos de vai e vem presente no jogo de elaboração de uma composição musical. O eixo do livro é voltado para as atividades desenvolvidas, sobretudo, no jovem curso de pós-graduação em Música da Universidades Federal do Rio Grande do Norte.
Tudo que se espera de um curso jovem é que ele seja inovador, que venha para chacoalhar e tirar os velhos do lugar. É isso que o livro reflete. O interesse pela nova música, por uma música que não é só aquela que reflete a filosofia e a ciência contemporâneas, mas também a ética necessária ao homem que pretende ficar na terra por mais alguns anos. Um curso jovem deve trazer consigo uma nova ética e esta é a das descobertas e colaborações positivas.
É assim que observam Alexandre Reche e Agamenon de Moraes no artigo que fecha o livro, destacando a experiência de colaboração criativa entre dois profissionais da área de música, que, cada um a seu modo, partilham modos de registro e de realização de uma ideia musical. Com isso, compor não é escrever cartas para o futuro, à espera de alguém que realize, e tocar não é ser o fiel servidor do gênio da criação.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog