Este volume Análise Do Discurso E Materiais De Ensino reúne trabalhos que de diferentes pontos de vista tratam da temática a partir da Análise do Discurso inaugurada por Michel Pêcheux. Embora o tema permita que uma variedade muito grande de materiais sejam analisados, tais como dicionários, gramáticas, apostilas, cursos online e aplicativos, um deles se faz bastante presente neste volume: o livro didático. O motivo é histórico. Durante muito tempo, o livro didático foi o principal, e muitas vezes exclusivo, material disponível para o ensino no Brasil.
Assim, após a consolidação da Análise do Discurso nos anos de 1980 e a partir dos anos 90, vimos a multiplicação dos estudos discursivos sobre o livro didático tradicional impresso em papel e suas características específicas. Também é da mesma época, e não menos relevante, a chegada da internet ao país em 1995. Com os anos 2000, temos o avanço dos estudos sobre materiais digitais, hipertextos eletrônicos online que redimensionam o ensino com suas novas materialidades significantes.
Nesse sentido, a primeira parte do nosso volume traz diferentes trabalhos que tratam, por exemplo, de processos de silenciamento do sujeito (o indígena e o negro) na formação histórica do Brasil. Temos também trabalhos sobre as relações entre o saber e o poder em livros didáticos para legitimar o ensino. Na segunda parte, apresentamos estudos que exploram instrumentos linguísticos e atividades do ensino no espaço virtual/digital da internet: textualidades digitais sobre autoria em canais do Youtube e plataformas digitais.
Este volume é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa: LED – Linguagem, Enunciação e Discurso para o ensino da língua portuguesa: cnpq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4376050792898741 – https://sites.google.com/site/gpledufs/ da Universidade Federal de Sergipe(UFS)/Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL).