![Essa coletânea contempla alguns dos trabalhos apresentados no II Seminário Afro [R]Existência, que ocorreu na Uunespar/Campus de Campo Mourão](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2022/06/entre-afro-eexistencias.jpg?resize=205%2C289&ssl=1)
Fabiane Freire França, Lucas Alexandre Lima & Valdete Dos Santos Coqueiro (Orgs.) – Entre Afro [R]Existências: Construindo Pontes, Abrindo Caminhos
Essa coletânea contempla alguns dos trabalhos apresentados no II Seminário Afro [R]Existência, que ocorreu na Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão, entre os dias 19 a 21 de novembro de 2020, de forma remota, devido à pandemia, ocasionada pelo Coronavírus (COVID-19). O evento foi promovido pelo Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), em parceria com o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH)/Campus de Campo Mourão.
Com o objetivo de celebrar a Semana da Consciência Negra e a implantação de cotas sociais e raciais na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), o evento buscou constituir-se como um espaço interdisciplinar de disseminação de estudos e pesquisas voltados às discussões acerca das questões étnico-raciais, tais como: racismo estrutural no Brasil; política de cotas nas universidades; aspectos relacionados à educação, à história, à cultura, às literatura africanas e afro-brasileiras e à representação de identidades negras no contexto contemporâneo.
Desse modo, os doze capítulos, que integram a coletânea Entre Afro [R]Existências: Construindo Pontes, Abrindo Caminhos, refletem a perspectiva interdisciplinar, intersemiótica, crítica e dialógica que caracterizou o evento, reafirmando o ideal de que a universidade pública, como local de produção e difusão do conhecimento científico, cumpra sua missão de formação, discussão de temas que afetam a sociedade contemporânea e combate a qualquer tipo de preconceito, seja ele oriundo de questões de classe, raça, etnia ou gênero.
Por seu viés interdisciplinar, na organização da coletânea, optou-se por dois eixos temáticos que contemplam as diversas áreas a que se referem os capítulos.
No primeiro intitulado “Interfaces entre Literatura e Artes”, foram inclusas as pesquisas que versam sobre as disciplinas de Artes e Literatura Afro-brasileira e Africana.
Já no segundo eixo, designado “Interfaces entre Educação e História”, estão agregados trabalhos que versam sobre a história e a memória da população negra no Brasil, assim como pesquisas voltadas ao contexto educacional, em diferentes disciplinas e níveis de ensino.