
É com muita alegria e satisfação que apresentamos este livro, fruto de uma das ações do Projeto Corpos, gêneros, sexualidades, relações étnico-raciais: (re)pensando a formação acadêmico-profissional de professor@s, produzido a partir do Edital da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Inovação em Processos de Ensino e Aprendizagem.
Frente aos discursos hegemônicos presentes nas escolas e em outras instituições sociais sobre corpos, gêneros, sexualidades, etnias e raças, consideramos necessário propiciar espaço-tempo para refletir sobre essas temáticas com os profissionais da educação, de forma que esses possam compreender criticamente os diversos discursos e práticas sobre as referidas temáticas e suas representações sociais; bem como proporem possibilidades didático-pedagógicas.
Nesse sentido, no Projeto e, consequentemente no Curso, houve o entendimento de que a escola, além de se constituir como um dos principais espaços para discussão das temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais, participa da produção de determinados tipos de sujeitos e de suas identidades – gênero, sexual, étnico-racial, religiosa, profissional, de classe social, entre outras –, de acordo com os códigos e regras estabelecidos social e culturalmente.
As práticas existentes na escola contribuem para definir as formas pelas quais o significado é produzido, pelas quais as identidades são fabricadas e moldadas e os valores contestados ou conservados.
Outra ação prevista no referido Projeto foi a construção de um referencial teórico crítico-reflexivo sobre as temáticas de corpos, gêneros, sexualidades, relações étnico-raciais e identidade docente, a fim de contribuir com o aprofundamento e apropriação dessas temáticas pelos(as) professores(as) e acadêmicos(as) da Universidade e pelos(as) professores(as) da Educação Básica.
Com esse propósito, este livro reúne diversos artigos de autores(as) nacionais que foram especialmente convidados para discutirem as temáticas de corpos, gêneros, sexualidades, relações étnico-raciais e identidade docente no contexto da Educação Básica e Superior e assim socializarem suas produções.
