A literatura sustenta escassa divergência em atribuir mérito à proposição de questões fundamentais, seminais, tanto quanto à capacidade de diferenciação do repetitivo, do trivial, daquilo que, face às contingências, tornou-se excessiva e negativamente previsível. Assim, poder-se-ia presumir que resgatar ou centralizar a formação de professores no contexto do debate educacional, no limite, expressaria riscos, estrategicamente demarcados em dois pontos antagônicos.
Embora nutrida das intenções mais nobres, no ponto primeiro, nos deparamos com os riscos da insistência na reprodução e na subserviência aos saberes estimados como clássicos que, expostos à exaustão em esferas curriculares e formativas, garantem e alimentam certamente habilidades discursivas e narrativas de ecoar à profusão tais saberes e máximas, entretanto, com crescentes dúvidas quanto às condições para viabilizar a atuação, em contexto ocupacional, efetivamente fundamentada no diagnóstico e na intervenção que definem os contornos e que conferem especificidade a uma área do conhecimento e a um campo de atuação profissional.
Como segundo ponto, caberia situar trajetórias de distintos profissionais que expressam uma ímpar mescla de virtudes: a urgência na proposição fundamentada de modelos, de estratégias de enfrentamento que documentam a superação da prioridade discursiva reincidente e que viabilize, no plano das práticas e das reflexões, a construção de conhecimentos substantivos para o aprimoramento da profissionalização docente. Certamente este livro coloca-nos, de modo desafiador, envolvente e instigante, em companhia dos autores ocupantes do segundo ponto.
Estamos diante de 14 capítulos que configuram 14 estações sob um mesmo contexto, mas com desafios e perspectivas peculiares. Os 14 capítulos habitam um cenário contemporâneo caótico que personifica ameaças constantes para a constituição da hegemonia da banalidade e da perplexidade. Mapear este cenário possivelmente possa se constituir em condição necessária para a superação do mesmo, desígnio conspícuo dos objetivos comuns que unificam os 14 capítulos deste livro.
Baixe o Vol. I aqui.