História Da Educação No Paraná

História Da Educação No Paraná supre uma lacuna na história e na memória da pesquisa em História da Educação produzida no estado do Paraná.

O livro organizado pelo Grupo de Trabalho de História da Educação da ANPUH-PR, tendo como organizadores Evelyn de Almeida Orlando e Cláudio de Sá Machado Jr., supre uma lacuna na história e na memória da pesquisa em História da Educação produzida no estado do Paraná.

Os pesquisadores da área, radicados e atuantes nos programas de pós-graduação no estado, vêm exercendo importante papel na estruturação do campo em âmbito nacional, ocupando posições importantes na gestão da pesquisa e, sobretudo, produzindo conhecimento acadêmico reconhecido nacional e internacionalmente.

Sendo assim, não é nenhum exagero ufanista afirmar a posição central que ocupa o Estado na produção e disseminação de conhecimento no campo da História da Educação no Brasil.

Vieira e Cury, analisando a publicação de artigos na Revista Brasileira de História da Educação, uma das mais importantes publicações nacionais, mostraram que os pesquisadores radicados no Paraná ocupam a quarta posição no país, considerando o número de artigos publicados pelo periódico entre 2001 e 2018.

Esse dado é um indício da vitalidade da produção paranaense, uma vez que revela tanto a frequência como a qualidade das pesquisas, atestada pelos rígidos critérios de avaliação utilizados pelo periódico.

Não obstante, essa posição ocupada no cenário nacional, não levou os pesquisadores radicados no Paraná a realizar balanços sistemáticos da sua produção.

Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e Maranhão são exemplos de estados que, regulamente, realizam eventos locais, reunindo os seus pesquisadores e avaliando os seus resultados de pesquisa.

No caso do Paraná, salvo engano, essa iniciativa do GT de História da Educação da ANPUH-PR é pioneira e pode fomentar outras do mesmo tipo.

Contudo, se isso não ocorrer, o livro já representa uma contribuição, especialmente como forma de registro de experiências institucionais e de pesquisadores de referência para a formação do campo no estado.

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O livro organizado pelo Grupo de Trabalho de História da Educação da ANPUH-PR, tendo como organizadores Evelyn de Almeida Orlando e Cláudio de Sá Machado Jr., supre uma lacuna na história e na memória da pesquisa em História da Educação produzida no estado do Paraná.

Os pesquisadores da área, radicados e atuantes nos programas de pós-graduação no estado, vêm exercendo importante papel na estruturação do campo em âmbito nacional, ocupando posições importantes na gestão da pesquisa e, sobretudo, produzindo conhecimento acadêmico reconhecido nacional e internacionalmente.

Sendo assim, não é nenhum exagero ufanista afirmar a posição central que ocupa o Estado na produção e disseminação de conhecimento no campo da História da Educação no Brasil.

Vieira e Cury, analisando a publicação de artigos na Revista Brasileira de História da Educação, uma das mais importantes publicações nacionais, mostraram que os pesquisadores radicados no Paraná ocupam a quarta posição no país, considerando o número de artigos publicados pelo periódico entre 2001 e 2018.

Esse dado é um indício da vitalidade da produção paranaense, uma vez que revela tanto a frequência como a qualidade das pesquisas, atestada pelos rígidos critérios de avaliação utilizados pelo periódico.

Não obstante, essa posição ocupada no cenário nacional, não levou os pesquisadores radicados no Paraná a realizar balanços sistemáticos da sua produção.

Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e Maranhão são exemplos de estados que, regulamente, realizam eventos locais, reunindo os seus pesquisadores e avaliando os seus resultados de pesquisa.

No caso do Paraná, salvo engano, essa iniciativa do GT de História da Educação da ANPUH-PR é pioneira e pode fomentar outras do mesmo tipo.

Contudo, se isso não ocorrer, o livro já representa uma contribuição, especialmente como forma de registro de experiências institucionais e de pesquisadores de referência para a formação do campo no estado.

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