Estudos Teórico-Metodológicos Sobre Ensino De Língua

Estudos Teórico-Metodológicos Sobre Ensino De Língua é resultado do II Encontro de Professores do CELIN-UFPR.

A realização deste livro está relacionada ao II Encontro de Professores do Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (CELIN-UFPR), que ocorreu em 2016. A proposta do Encontro foi construir um espaço de reflexão e discussão que oferecesse subsídios para o conhecimento e aperfeiçoamento dos professores de línguas e, em especial, para os professores que trabalhavam no CELIN-UFPR.

As comunicações apresentadas no evento versaram sobre diversos temas relacionados à pesquisa e às práticas de ensino de línguas, seja língua materna ou não materna. Como a maior parte dos capítulos desta obra está relacionada a essas comunicações, o leitor encontrará textos que abordam diferentes assuntos.

Esse mosaico de temáticas compõe um panorama das pesquisas e das discussões vivenciadas por professores do CELIN-UFPR, estudantes de graduação e pós-graduação em Letras da UFPR e de outras instituições.

Entre os assuntos dos capítulos de Estudos Teórico-Metodológicos Sobre Ensino De Língua temos políticas linguísticas voltadas à internacionalização de instituições de ensino superior; o ensino de pronúncia para estudantes de português para falantes de outras línguas; a elaboração de um curso a distância de português como língua estrangeira; reflexões sobre o processo de aquisição de línguas; o ensino do caso acusativo da língua esperanto para falantes do português; a interatividade e o planejamento de aulas de alemão; um estudo sobre o ensino do connected speech através de músicas; uma sugestão de abordagem de ensino de língua inglesa através da literatura; reflexões sobre a formação de professores de línguas relacionadas a letramentos e multimodalidades; resultados de uma pesquisa sobre atos de recusa a convites no português de estudantes curitibanos e cariocas; reflexões sobre o papel do professor de línguas como propositor de discussões e conhecimentos sobre letramento racial crítico; um estudo sobre como os livros didáticos de língua portuguesa propõem o trabalho com a intergenericidade; e para concluir, dois trabalhos relacionados à leitura e à produção de textos que versam sobre marcas da construção da autoria em redações escolares; além de uma reflexão sobre o conflito que pode haver entre o incentivo à leitura e o sistema avaliativo escolar.

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As comunicações apresentadas no evento versaram sobre diversos temas relacionados à pesquisa e às práticas de ensino de línguas, seja língua materna ou não materna. Como a maior parte dos capítulos desta obra está relacionada a essas comunicações, o leitor encontrará textos que abordam diferentes assuntos.

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Entre os assuntos dos capítulos de Estudos Teórico-Metodológicos Sobre Ensino De Língua temos políticas linguísticas voltadas à internacionalização de instituições de ensino superior; o ensino de pronúncia para estudantes de português para falantes de outras línguas; a elaboração de um curso a distância de português como língua estrangeira; reflexões sobre o processo de aquisição de línguas; o ensino do caso acusativo da língua esperanto para falantes do português; a interatividade e o planejamento de aulas de alemão; um estudo sobre o ensino do connected speech através de músicas; uma sugestão de abordagem de ensino de língua inglesa através da literatura; reflexões sobre a formação de professores de línguas relacionadas a letramentos e multimodalidades; resultados de uma pesquisa sobre atos de recusa a convites no português de estudantes curitibanos e cariocas; reflexões sobre o papel do professor de línguas como propositor de discussões e conhecimentos sobre letramento racial crítico; um estudo sobre como os livros didáticos de língua portuguesa propõem o trabalho com a intergenericidade; e para concluir, dois trabalhos relacionados à leitura e à produção de textos que versam sobre marcas da construção da autoria em redações escolares; além de uma reflexão sobre o conflito que pode haver entre o incentivo à leitura e o sistema avaliativo escolar.

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