O Melhor Do Teatro Grego

Ésquilo, Sófocles, Eurípedes & Aristófanes - O Melhor Do Teatro Grego: Prometeu Acorrentado, Édipo Rei, Medeia & As Nuvens

Ideal para quem deseja se familiarizar com o teatro clássico, O Melhor Do Teatro Grego reúne os seus autores mais importantes - Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes -, representados por quatro peças que estão na base da cultura ocidental: as tragédias Prometeu acorrentado, Édipo rei e Medeia e a comédia As nuvens.

A imitação, como nota Aristóteles na Poética, é inata ao ser humano e, por isso, as atividades de natureza mimética (dança, desenho, drama) já se encontravam entre os homens das cavernas, como revelam as pinturas rupestres.

O que aconteceu em Atenas, no final do século VI a.C., foi, porém, diferente de tudo o que se conhecia até então. Antes, os próprios gregos e outros povos encenavam seus mitos como forma de celebrar os deuses e manter viva a memória de feitos heroicos do passado – o que ainda pode ser observado hoje em muitas partes do globo.

Contudo, com a criação dos concursos teatrais, deixa-se para trás o improviso ritual e abraça-se a profissionalização do espetáculo. Poetas passam a compor e apresentar suas peças a cada ano, contratam-se atores para dar vida às personagens por eles criadas, cidadãos são designados para participar do coro e, os mais ricos dentre eles, para exercer a função de produtores, enquanto outros devem integrar o júri encarregado da premiação. Os espetáculos passam a atrair espectadores de todo o mundo grego, e não apenas os atenienses.

Não bastasse o surgimento de uma prática diferenciada, a teoria teatral também aparece na Grécia com a reflexão de Platão, em particular no Íon e na República, e de Aristóteles, na Poética, o mais importante tratado sobre a arte dramática que a Antiguidade nos legou e ainda hoje uma referência teórica importante.

Continua-se a debater o significado de termos que adentraram o vocabulário crítico, como mimese (representação), catarse (purificação estética das emoções) e hamartia (falha trágica).

https://b-ok.cc/book/5066805/17bdc9

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Ideal para quem deseja se familiarizar com o teatro clássico, O Melhor Do Teatro Grego reúne os seus autores mais importantes – Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes -, representados por quatro peças que estão na base da cultura ocidental: as tragédias Prometeu acorrentado, Édipo rei e Medeia e a comédia As nuvens.

A imitação, como nota Aristóteles na Poética, é inata ao ser humano e, por isso, as atividades de natureza mimética (dança, desenho, drama) já se encontravam entre os homens das cavernas, como revelam as pinturas rupestres.

O que aconteceu em Atenas, no final do século VI a.C., foi, porém, diferente de tudo o que se conhecia até então. Antes, os próprios gregos e outros povos encenavam seus mitos como forma de celebrar os deuses e manter viva a memória de feitos heroicos do passado – o que ainda pode ser observado hoje em muitas partes do globo.

Contudo, com a criação dos concursos teatrais, deixa-se para trás o improviso ritual e abraça-se a profissionalização do espetáculo. Poetas passam a compor e apresentar suas peças a cada ano, contratam-se atores para dar vida às personagens por eles criadas, cidadãos são designados para participar do coro e, os mais ricos dentre eles, para exercer a função de produtores, enquanto outros devem integrar o júri encarregado da premiação. Os espetáculos passam a atrair espectadores de todo o mundo grego, e não apenas os atenienses.

Não bastasse o surgimento de uma prática diferenciada, a teoria teatral também aparece na Grécia com a reflexão de Platão, em particular no Íon e na República, e de Aristóteles, na Poética, o mais importante tratado sobre a arte dramática que a Antiguidade nos legou e ainda hoje uma referência teórica importante.

Continua-se a debater o significado de termos que adentraram o vocabulário crítico, como mimese (representação), catarse (purificação estética das emoções) e hamartia (falha trágica).

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