Biblioteca Pública Brasileira

As bibliotecas públicas nos países desenvolvidos são as responsáveis, em grande parte, pela formação de hábitos de leitura na com unidade e a principal fonte de estímulo ao desenvolvimento da indústria editorial.


Há muito vem sendo reconhecido pelas autoridades o valor das bibliotecas públicas e o dever dos governantes em oferecer esse serviço à comunidade. Nos Estados Unidos da América do Norte, desde 1917, a biblioteca pública assumiu um papel de suma importância e, em 1949, com a publicação do Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, esse tema despertou enorme interesse, dando grande impulso, em diversos países, aos serviços prestados pelas bibliotecas públicas. Outras atividades importantes e que contribuíram decisivamente para esse avanço foram aquelas desenvolvidas, durante as últimas décadas, pela Federação Internacional de Associações de Bibliotecários (F IA B ). Podemos citar, como exemplo, a declaração geral das normas aprovadas em Madri, em 1958, e as normas para edifícios de bibliotecas públicas, aprovadas em Varsóvia, em 1959. O manifesto da UNESCO foi revisado em 1972 e as normas da FIAB em 1973. Os novos textos aproveitaram a experiência adquirida na preparação de normas nacionais.
No Brasil, muitos foram os esforços despendidos pelas sucessivas administrações brasileiras, a partir de 1808, visando à criação de bibliotecas de diferentes tipos.
Na área das bibliotecas públicas, cada vez mais se com prova que esse tipo de prestação de serviços é missão indeclinável do Estado. O livre acesso ao conhecimento registrado é pré-requisito para a formação de com unidades autoconscientes, integradas na cultura de sua nação, ajustadas ao seu tempo e aptas a encontrar o equilíbrio na síntese das ideologias possíveis, que tornam tão variadas as opções de vida na sociedade contemporânea. A função social da biblioteca está integrada com a da com unidade e a da escola. Biblioteca e escola se complementam , se sucedem em diferentes etapas da vida do indivíduo e o marcam para sempre.

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As bibliotecas públicas nos países desenvolvidos são as responsáveis, em grande parte, pela formação de hábitos de leitura na com unidade e a principal fonte de estímulo ao desenvolvimento da indústria editorial.
Há muito vem sendo reconhecido pelas autoridades o valor das bibliotecas públicas e o dever dos governantes em oferecer esse serviço à comunidade. Nos Estados Unidos da América do Norte, desde 1917, a biblioteca pública assumiu um papel de suma importância e, em 1949, com a publicação do Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, esse tema despertou enorme interesse, dando grande impulso, em diversos países, aos serviços prestados pelas bibliotecas públicas. Outras atividades importantes e que contribuíram decisivamente para esse avanço foram aquelas desenvolvidas, durante as últimas décadas, pela Federação Internacional de Associações de Bibliotecários (F IA B ). Podemos citar, como exemplo, a declaração geral das normas aprovadas em Madri, em 1958, e as normas para edifícios de bibliotecas públicas, aprovadas em Varsóvia, em 1959. O manifesto da UNESCO foi revisado em 1972 e as normas da FIAB em 1973. Os novos textos aproveitaram a experiência adquirida na preparação de normas nacionais.
No Brasil, muitos foram os esforços despendidos pelas sucessivas administrações brasileiras, a partir de 1808, visando à criação de bibliotecas de diferentes tipos.
Na área das bibliotecas públicas, cada vez mais se com prova que esse tipo de prestação de serviços é missão indeclinável do Estado. O livre acesso ao conhecimento registrado é pré-requisito para a formação de com unidades autoconscientes, integradas na cultura de sua nação, ajustadas ao seu tempo e aptas a encontrar o equilíbrio na síntese das ideologias possíveis, que tornam tão variadas as opções de vida na sociedade contemporânea. A função social da biblioteca está integrada com a da com unidade e a da escola. Biblioteca e escola se complementam , se sucedem em diferentes etapas da vida do indivíduo e o marcam para sempre.

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