Este livro é fruto de intensas e produtivas discussões realizadas em disciplinas voltadas para a metodologia de pesquisa – Tópicos de Pesquisa em Linguística I e II –, ministradas pela organizadora da obra no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, da Universidade Federal de Campina Grande. Um dos principais focos dessas discussões foi a (re)elaboração do projeto de pesquisa de mestrandos(as).
O contexto de uma disciplina que apresenta e discute os fundamentos de metodologia de pesquisa voltados para a elaboração de projetos não poderia ser, portanto, mais favorável à promoção da articulação necessária entre a teorização sobre o que fundamenta conceitualmente o processo de investigação científica e a dimensão textual-discursiva, que dá materialidade às práticas de letramentos situados.
Nesse sentido, projeto de pesquisa na universidade: produção, análise e reflexão desconstrói a visão equivocada de que projetos apresentados no período de seleção e ingresso nos cursos de pós-graduação estejam finalizados. Esses projetos, como todo e qualquer texto, só estão prontos na medida em que cumprem uma etapa inicial do percurso formativo do candidato.
Ao mesmo tempo, o livro põe em evidência o processo contínuo que engendra a elaboração de um projeto de pesquisa, pleno de idas e vindas, desvelando que, também na pós-graduação, os recém-ingressos precisam vivenciar mediações formativas com um par mais experiente, no caso, o professor da disciplina, e compreender melhor as singularidades do gênero.
Assim, os seis capítulos que compõem este livro perpassam desde o momento inicial gerador de uma postura crítica e reflexiva constitutiva do professor pesquisador, de quando se percebe a emergência de um objeto de pesquisa, até chegar à etapa em que essas compreensões e percepções passam a ser construídas, linguística e discursivamente. Nessa construção, orquestrada a muitas vozes, a mediação formativa estabelecida pelo par orientando-orientador é um elemento desencadeador de desenvolvimento do pesquisador e amadurecimento na percepção dos elementos constitutivos de um projeto investigativo.
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Olá Romina,
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