Slavoj Žižek é um pensador extremamente versátil e acompanhar suas discussões exige do leitor um conhecimento amplo da história do pensamento filosófico, psicológico, político e ainda da história da cultura em geral.
Ler Žižek é um desafio enorme, inclusive porque o autor não faz questão alguma de grafar seu pensamento de forma clara e objetiva, pelo contrário, sua escrita é de uma estilística rebuscada e por vezes obscura.
Entretanto, os autores que contribuíram para este livro que vos apresentamos, conseguiram com êxito, por meio dos textos aqui expostos, adentrar o pensamento Žižekiano e traduzi-lo de forma esclarecedora.
Como o leitor terá a oportunidade de apreciar, estes autores desenvolveram suas leituras, discussões e ou perspectivas de maneira contundente e fiel ao pensamento e teorias do filósofo em questão.
Mas, como chegamos a essa coletânea de textos, e como surgiu a ideia de escrever um livro tendo como foco as reflexões deste pensador?
Bem, a obra que temos aqui é o resultado de trabalhos discutidos e produzidos a partir de uma disciplina cursada pelos autores, no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a orientação do Prof. Dr. Alessandro Pinzani.
A linha geral que orientou a produção dos trabalhos foi o pensamento do filósofo contemporâneo Slavoj Žižek, mais especificamente de sua obra The Parallax View.
O que se vê ou se tem nos textos desta coletânea são interpretações e reflexões de um grande rigor acadêmico e filosófico, em que os autores conseguem expressar, de forma coerente, os diferentes enfoques do pensamento de Žižek, que abarca a história da filosofia, a história
humana e também reflete um sério questionamento sobre os caminhos por onde anda a filosofia hodiernamente.
Žižek coloca, ou recoloca o debate acerca do papel, função, espaço – enfim, como queiramos chamar – da filosofia no mundo e na realidade de hoje. Pois, segundo Žižek, a filosofia é muito mais do que a descomprometida análise do discurso.
Abstemos-nos de fazer nesta introdução uma maior abordagem sobre a biografia de Slavoj Žižek, já que logo no primeiro artigo deste livro Sandro Bazzanela desenvolve um apanhado biográfico deste filósofo, onde resume a sua trajetória de vida e pensamento.
Como bem coloca Bazzanela, Žižek, devido à sua trajetória existencial e acadêmica apresenta uma cosmovisão muito crítica e original da história do universo, e especialmente da contemporaneidade.