
Estamos apresentando o terceiro volume da coleção O Pensamento Político Brasileiro, intitulado Milton Santos: O Espaço Da Cidadania E Outras Reflexões.
Nosso objetivo é, por meio da Fundação, ofertar a cada brasileiro mais uma
ferramenta de construção do conhecimento. Somos uma instituição voltada à formação política e à construção da cidadania, então só teremos cumprido plenamente nossa função quando tivermos chegado aos quatro cantos do país.
Na coletânea O Pensamento Político Brasileiro, reunimos as obras de quinze personalidades que, por suas ideias, desenharam ou alteraram o cenário político brasileiro em sua época, contribuindo para a formação de uma sociedade mais participativa.
A Fundação Ulysses Guimarães disponibiliza, então, por esta coletânea, textos originais que enfocam o pensamento de Milton Santos para que o leitor o interprete segundo sua própria convicção.
Milton Santos certamente se enquadra em uma dessas personalidades que fazem a diferença. Foi livre pensador focado na urbanização do terceiro mundo e defensor de um novo modelo de globalização, recebendo, por isso, o título de Doutor Honoris Causa.
Milton foi o único brasileiro a receber o mais alto prêmio internacional em geografia, o Vautrin Lud, em 1994, do qual foi dignamente merecedor porque soube refletir sobre as problemáticas de seu tempo e, além disso, equacioná-las.
Em Milton Santos: O Espaço Da Cidadania E Outras Reflexões, transcrevemos o texto 1992: A Redescoberta Da Natureza, que já alertava, na época em que foi publicado, para uma conscientização que hoje ganha importância.
Além deste texto, disponibilizamos o artigo A Revolução Tecnológica E O Território: Realidades e perspectivas, por meio do qual Milton apresenta suas reflexões sobre as transformações produzidas pela globalização.
Também segue estes registros a íntegra de O Espaço Do Cidadão, texto no qual o geógrafo dá o tom do que representa o questionamento: há cidadãos neste país?











