Quando pessoas trocam olhares, a comunicação se faz, muitas vezes, sem precisar de uma palavra sequer. De fato, o universo comunicativo não se atrela apenas ao poderio da palavra, escapa ao dito, amplia-se a experiências sensoriais e motoras.
No entanto, as palavras ainda compõem a forma mais duradoura de assegurar a comunicação entre pessoas e povos em tempos e espaços distintos.
Um fóssil pode informar a respeito de aspectos da vida de um povo antigo, mas a língua falada por este povo pode legar muito mais detalhamento da sua cultura para as gerações vindouras.
Dito de outro modo, estudar o léxico de uma língua é esmiuçar a cultura e a história de um povo, visto que, por meio de palavras, o ser humano se expressa e revela seus usos, costumes, mentalidades, emoções, crenças, desejos, maneiras de compreender seu mundo e de projetar o seu futuro.
Há diversas formas de desenvolver um estudo lexical, e algumas delas são apresentadas nesta coletânea de artigos, intitulada Olhares sobre o léxico: perspectivas de estudos.
A Lexicologia é a ciência que estuda o léxico em diversas perspectivas, e cada uma delas depende do olhar do pesquisador. O olhar investigativo é, pois, parte da construção do objeto a ser investigado, ou seja, tudo vai partir desse olhar, muito importando de onde se mira e como se vê o objeto.
Uma pesquisa lexical constrói-se a partir da formação do pesquisador, da sua trajetória de estudos, da observação das relações lexicais (linguística, pragmática, discursiva, histórica e cultural), do ângulo em que se posiciona na Lexicologia, considerando suas subdivisões (Lexicografia, Terminologia, Semântica, Etimologia, Onomasiologia, Semasiologia), e dos possíveis diálogos lexicológicos com outros estudos linguísticos ou com outras ciências.
Este livro encara alguns desafios postos aos pesquisadores que se debruçam sobre o léxico, na medida em que se voltam para questões que foram pouco abordadas ou que, apesar de já terem sido razoavelmente tratadas, ainda precisam de esclarecimentos mais detalhados. Assim, entre outras, são postas questões como estas: qual é a relação entre emoção e geração de sentidos do léxico?; como se comportam os usos léxicos do passado do português?