O exercício profissional, como assistente social, e o enfrentamento dos mais diversos dilemas no trabalho cotidiano fizeram emergir questões que originaram um projeto de pesquisa, uma dissertação de mestrado e, agora, este livro: O assistente social atua segundo uma teoria e uma metodologia específicas? Como se dá essa escolha e o que a determina?
Essas questões, que sempre percorreram nossa trajetória, materializam-se em uma pesquisa na qual buscamos, com base em discussões teóricas e relatos da prática, uma possível resposta para elas.
Como veremos, essa resposta traz elementos que, ao mesmo tempo que tornam mais clara a realidade, suscitam novos questionamentos.
O estudo que originou este livro objetiva contribuir para a compreensão da formação e do trabalho profissional dos assistentes sociais, considerando a visão das profissionais entrevistadas sobre o contexto em que atuam e sobre o referencial teórico-metodológico que orienta seu trabalho cotidiano no município de Ribeirão Preto, São Paulo.
Explorando os dilemas existentes para a realização da nossa reflexão, falaremos sobre como essas profissionais conduzem o seu trabalho cotidiano, as condições objetivas de sua realização e a sua formação específica, de acordo com os diferentes momentos da sua profissão.
Buscou-se uma compreensão crítica acerca do tema, construindo uma pesquisa ética e comprometida com os sujeitos sociais nela envolvidos.
O percurso metodológico foi norteado pelo método materialista-dialético, mediante a conexão, a interdependência e a interação enquanto componentes formadores do processo dialético de compreensão.
Na perspectiva da totalidade, entendida como um dos conceitos centrais da dialética materialista, o conhecimento concreto da realidade “é um processo de concretização que procede do todo para as partes e das partes para o todo, dos fenômenos para a essência e da essência para os fenômenos, da totalidade para as contradições e das contradições para a totalidade.
Com base nesse método, ao longo deste livro, apresentaremos os dados coletados em pesquisa de campo com as profissionais entrevistadas, aos quais procuraremos associar os pressupostos teóricos que orientaram a pesquisa, considerando que o movimento dialético tem como ponto de partida o real e o concreto, permitindo a visualização de uma totalidade rica de determinações e relações.
Capitalismo, Trabalho E Formação Profissional: Dilemas Do Trabalho Cotidiano Dos Assistentes Sociais Em Ribeirão Preto
- Serviço Social
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