Reunimos no livro Metodologia Ativa, Tecnologias Digitais E A BNCC: Uma Prática No Ensino Infantil E Fundamental textos que versam sobre metodologia ativa da aprendizagem em interface com a Base Nacional Comum Curricular e as tecnologias aplicadas à educação.
Apresentamos nesta obra 13 capítulos que o ajudarão a compreender sobre o processo de aprendizagem na atualidade. Temos como propósito, oferecer a todos que, por motivos acadêmicos ou profissionais, se interessem pela temática uma obra de referência por sua característica interdisciplinar, pela relevância das temáticas abordadas e pela elucidação de sua prática em sala de aula.
Metodologia Ativa, Tecnologias Digitais E A BNCC é inspirado nas atividades pedagógicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido no período de novembro de 2018 a janeiro de 2020, na Universidade Federal do Tocantins, pelo curso de Pedagogia, campus de Palmas, estado do Tocantins, tendo como parceiras duas unidades escolares municipais de tempo integral, a ETI Daniel Batista e a ETI João Beltrão.
Para entender sobre a temática, precisamos compreender que ao incorporar o ensino de competências e habilidades, este livro é inovador pois, adquire uma característica interdisciplinar experienciada na prática e está organizado em treze capítulos, que se dedicam à reflexão e relatos de experiências sobre a implantação das metodologias ativa, tecnologias digitais de aprendizagem e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino infantil e fundamental em sala de aula.
Até que ponto um ensino baseado em competências representa uma melhoria para o processo de aprendizagem? Esse ensino é mais focado nas capacidades cognitivas do que na aquisição de conhecimento, uma vez que o desenvolvimento de capacidades de forma prática, demonstrando que o que se aprende serve para poder agir de forma eficiente diante de uma situação real e contextualizada.
Para isso, não basta mudar os nomes dos objetivos educacionais e continuar focado em listas de conteúdos conceituais. É preciso para difundir tais princípios pedagógicos superar uma visão centrada em conteúdos temáticos para uma visão centrada nos alunos.