Elane Rodrigues De Oliveira & Luiz Bezerra Neto (Orgs.) – Marxismo E Educação

Marxismo E Educação contribui com leitores iniciantes dos textos de Marx e Lenin sobre o papel exercido pelo Estado na sociedade moderna.

Elane Rodrigues De Oliveira & Luiz Bezerra Neto (Orgs.) – Marxismo E Educação: Contribuições Para A Discussão Sobre O Papel Do Estado Numa Concepção Marxiana

A proposta de discussão deste texto surgiu durante o curso de leituras marxistas sobre educação, no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Como já vínhamos de uma experiência de dois livros publicados com os trabalhos realizados ao final dos semestres letivos por turmas anteriores, os mestrandos e doutorandos que cursaram a disciplina sugeriram dar continuidade ao projeto e, assim, fazer esta publicação com os trabalhos finais apresentados para a avaliação na disciplina.

A publicação desses trabalhos pode ser vista como uma uma possibilidade de contribuir para a discussão sobre o papel do Estado na sociedade capitalista e baseia-se, sobretudo, nos textos de Karl Marx e Friedrich Engels, de Vladimir Ilyich Ulianov – Lenine, e de alguns de seus leitores, principalmente Louis Althusser e Adam Shaff.

Neste sentido, este livro é composto por textos escritos por alunos que cursaram a disciplina; alguns foram escritos em parcerias com seus respectivos orientadores, outros individualmente. Contamos, ainda, com dois textos do professor Vinício Carrilho Martinez, do Departamento de Educação da UFSCar: um que discute algumas teorias a respeito do Marxismo e outro sobre educação antifascista, vista sob a luz do Marxismo.

Ao se buscarem compreender as relações entre marxismo e educação, aprofundou-se a compreensão sobre conceitos como: capitalismo, socialismo e comunismo; luta de classes; burguesia e proletariado; ideologia; método materialista histórico-dialético, liberdade e emancipação humana, Estado, democracia (burguesa) revolução, ditadura do proletariado, tempo de trabalho, mais-valia etc. ‒ conceitos importantes para a formação teórica da consciência de classe dos educadores que atuam com crianças pequenas.

Daí a pergunta: o marxismo teria contribuições relevantes para se pensar o trabalho na Educação Infantil?

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Elane Rodrigues De Oliveira & Luiz Bezerra Neto (Orgs.) – Marxismo E Educação

Marxismo E Educação contribui com leitores iniciantes dos textos de Marx e Lenin sobre o papel exercido pelo Estado na sociedade moderna.

Elane Rodrigues De Oliveira & Luiz Bezerra Neto (Orgs.) - Marxismo E Educação: Contribuições Para A Discussão Sobre O Papel Do Estado Numa Concepção Marxiana

A proposta de discussão deste texto surgiu durante o curso de leituras marxistas sobre educação, no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Como já vínhamos de uma experiência de dois livros publicados com os trabalhos realizados ao final dos semestres letivos por turmas anteriores, os mestrandos e doutorandos que cursaram a disciplina sugeriram dar continuidade ao projeto e, assim, fazer esta publicação com os trabalhos finais apresentados para a avaliação na disciplina.

A publicação desses trabalhos pode ser vista como uma uma possibilidade de contribuir para a discussão sobre o papel do Estado na sociedade capitalista e baseia-se, sobretudo, nos textos de Karl Marx e Friedrich Engels, de Vladimir Ilyich Ulianov – Lenine, e de alguns de seus leitores, principalmente Louis Althusser e Adam Shaff.

Neste sentido, este livro é composto por textos escritos por alunos que cursaram a disciplina; alguns foram escritos em parcerias com seus respectivos orientadores, outros individualmente. Contamos, ainda, com dois textos do professor Vinício Carrilho Martinez, do Departamento de Educação da UFSCar: um que discute algumas teorias a respeito do Marxismo e outro sobre educação antifascista, vista sob a luz do Marxismo.

Ao se buscarem compreender as relações entre marxismo e educação, aprofundou-se a compreensão sobre conceitos como: capitalismo, socialismo e comunismo; luta de classes; burguesia e proletariado; ideologia; método materialista histórico-dialético, liberdade e emancipação humana, Estado, democracia (burguesa) revolução, ditadura do proletariado, tempo de trabalho, mais-valia etc. ‒ conceitos importantes para a formação teórica da consciência de classe dos educadores que atuam com crianças pequenas.

Daí a pergunta: o marxismo teria contribuições relevantes para se pensar o trabalho na Educação Infantil?

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