Vemos atualmente que estamos em uma transição climática. Devido à própria evolução humana, temos aumentado na atmosfera gases que têm o efeito de reter o calor gerado pela energia que chega na superfície do planeta vindo do Sol. Estes gases, conhecidos como “Gases de Efeito Estufa – GEE”, têm contribuído para o aumento da temperatura média global e, desta forma, o nosso planeta Terra tem reagido e modificado o tempo e, consequentemente, o clima em diferentes regiões.
Por outro lado, modificações do meio ambiente não apenas afetam as pessoas localmente, mas também contribuem para modificar o clima global. Sendo assim, a preservação do meio ambiente é de extrema importância para a preservação da vida humana. Por outro lado, quando olhamos a beleza da natureza somos sempre impactados tanto pela fauna como pela flora.
O campus “Luiz de Queiroz”, pertencente à Universidade de São Paulo, está localizado no município de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo, tendo área total de 915,5 hectares, no entanto, 19,13 % desta área (equivalente a 175 hectares) são reservas ecológicas. Claramente, temos um grande laboratório ambiental para ser estudado, admirado e preservado; sua preservação faz parte da política ambiental da USP, que a Superintendência Ambiental da USP tem como uma de suas missões manter.
Quando olhamos o livro Aves Do Campus “Luiz De Queiroz”, vemos a beleza que uma reserva ecológica pode nos dar. As mais de 200 espécies de aves registradas e suas belíssimas fotos fazem nos lembrar da importância de preservar nosso meio ambiente e, particularmente, nossa mata natural, contribuindo assim para mitigar as emissões dos GEE e com isso o aquecimento global que estamos vivendo.
Observar a beleza de uma ave, seu canto e sua elegância ao voar, pode nos levar a sonhar com um planeta mais saudável e limpo. As fotos presentes neste livro nos levam para este mundo.
Por último, tendo em vista que a USP tem 30,1% de sua área total em reservas ecológicas, espero que este livro possa ser uma inspiração para os outros campi de forma que publicações semelhantes possam ser produzidas, de modo a ressaltar a beleza da natureza preservada pela nossa universidade.