“Que práticas de comunicação estratégica decorrem da emergência dos novos contextos sociais, culturais, estéticos e éticos decorrentes da contemporaneidade”?
Esta é a questão central subjacente ao segundo volume da colectânea de ensaios, editada em versão bilingue (Castelhano/Português) do projecto co-universitário, “Saberes para Compartir/Partilhar Saberes (do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Jaume I, de Castellón, Espanha, e do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior de Covilhã, Portugal). O volume que agora propomos, constitui a compilação dos ensaios proferidos no ano lectivo de 2009/2010, na disciplina de Modelos de Comunicação Estratégica inserida no Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas da Universidade da Beira Interior. Esta unidade curricular, regida por Eduardo Camilo, foi, durante este ano lectivo, leccionada por Herlander Elias, a quem os coordenadores formulam um especial agradecimento pela colaboração executiva neste projecto.
Passamos a apresentar sinteticamente os conteúdos desta obra. Contudo, algumas palavras antes para o modo como a colectânea se encontra organizada.
Optámos por dispor os artigos segundo o critério do grau de dissertação especulativa. Primeiro, os mais ensaísticos e abstractos, os que reflectem por parte dos autores um esforço para a definição epistemológica dos paradigmas ou dos modelos de comunicação estratégica que se encontram subjacentes a fenómenos concretos de comunicação promocional, com especial destaque para os da publicidade. É neste espírito que se integram os ensaios de Cristina González Oñate, Francisco Javier Gómez Tarín ou Eduardo Camilo. Depois, em segundo lugar, os trabalhos que estão relacionados com a descrição de práticas específicas de comunicação promocional. É o caso dos de Célia Barreto (Publicidade Interactiva) ou de Herlander Helias (Guerrilla Advertising). Numa situação intermédia, fazendo a ponte entre uma reflexão principalmente especulativa e uma abordagem predominantemente descritiva, encontram-se as contribuições das nossas colegas brasileiras: Raquel Cabral (Relações Públicas em contextos de transformação e transição geopolítica) e Annamaria Palácios (Estratégias pragmáticas subjacentes a campanhas de publicidade direccionadas para públicos idosos).
O ensaio de Francisco Javier Gómez Tarín (Universidade Jaume I) intitulado “Estratégias narrativas na publicidade actual. Uma reflexão não ajustada a normas” constitui um estudo sobre as configurações expressivas subjacentes ao filme de cinema e ao filme publicitário. Que pontos em comum e que diferenças existem nestes registos, que vão exigir abordagens particularizadas, adequadas às especificidades da mensagem audiovisual de publicidade?
Partilhar Saberes/Saberes Para Compartir Vol. II
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