
Neste volume, o leitor terá acesso a vários artigos, crônicas, que relatam o processo de elaboração de pesquisas sociais.
A característica básica destas crônicas é representada por sua preocupação com a “lógica da descoberta” e por seu desinteresse proposital com os aspectos normativos da metodologia da pesquisa.
Por esforço deliberado procurou-se reconstruir o processo de reflexão e as estratégias utilizadas por cada autor no desenrolar de sua atividade. Com este procedimento, procura-se contrapor ao necessário discurso normativo dos manuais a riqueza, a atipicidade e a pessoalidade do cotidiano da pesquisa.
Nesta pequena introdução, procuro, à semelhança do que os outros artigos fazem com a pesquisa, relatar o processo de reflexão que levou a construção deste volume bem como expor algumas questões que se impuseram durante e ao final deste processo.
Comecemos por explicitar a argumentação e a pauta das questões que serviram inicialmente como quadro de referência e justificativa para o livro.
A literatura acerca da metodologia da investigação sociológica é bastante rica e fértil. O estudante do tema terá à sua disposição uma vasta gama de textos introdutórios, bem como variadas alternativas de textos profissionais sofisticados.
Ademais, nas revistas da profissão poderão ser encontrados inúmeros artigos acerca de modelos de análises, medidas particulares, escalas, testes específicos, etc.
Num outro veio de interesse ainda ligado à metodologia, será também fácil o acesso a inúmeras discussões referidas às questões episteinológicas da pesquisa social.
Como se não bastasse o rico filão bibliográfico, o estudioso ou estudante ainda terá aberta a possibilidade de frequentar cursos sobre a metodologia da pesquisa ou a epistemologia das ciências sociais.
No que se refere, portanto, a esses temas, e bastante satisfatório o acervo disponível das disciplinas sociais. Há, contudo, um aspecto que terá merecido pouca atenção e para o qual algumas análises recentes tem se voltado: é a prática dos pesquisadores como uma instância de estudo e como forma de enriquecimento das disciplines.











