A coletânea Práticas Amazônicas: Linguagens, Culturas E Ensino consiste em uma ação do projeto de pesquisa intitulado Estudos do Texto e do Discurso da/na Amazônia, coordenado pelo Professor Dr. Ednaldo Tartaglia, vinculado ao grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Linguísticos na Amazônia – NELAM (CNPq) e ao Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGLET, na linha de pesquisa Diversidade Linguística na Amazônia, ambos da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.
Os textos aqui reunidos, em sua maioria, são oriundos da Rede de Programas de Pós-Graduação da Região Norte, na Área de Linguística e Literatura, que procura fortalecer as pesquisas produzidas no norte brasileiro.
Os capítulos de Práticas Amazônicas procuram recontar histórias, visibilizar grupos sociais minoritários e marginalizados, descrever linguagens e, também, práticas culturais e de ensino na Região Amazônica. Assim, as discussões, aqui empreendidas, são frutos de pesquisas que trabalham para que sujeitos e linguagens saiam da invisibilidade e saltem os muros da academia, na tentativa de desemaranhar as narrativas tradicionais que recobriram toda uma densa camada de acontecimentos que procura(rou) tornar opacos os espaços e os sujeitos dessa região.
Desse modo, são pelas práticas de linguagens que nós (o organizador e os autores dos capítulos dessa coletânea) procuramos transgredir as palavras inculta, sepultura e marginal que são lançadas sobre a Amazônia e mostrar, por meio de práticas, textos e discursos, sob a óptica dos sujeitos pesquisadores dessa região, também os esplendores, as belezas e, ainda, as contradições dos sujeitos e da Amazônia.
Práticas Amazônicas é composta por textos de mestres, doutorandos e doutores pertencentes a diferentes instituições localizadas na Região Amazônica, como dos estados do Amapá, de Rondônia, do Amazonas, do Pará e do Tocantins, além de pesquisadores de outras regiões que se dedicaram a estudar questões relacionadas à Amazônia.
Assim, reunimos, aqui, dois conjuntos de textos que tratam de linguagens, práticas culturais e ensino na Amazônia. A primeira seção aborda temáticas referentes a práticas de linguagens e práticas culturais. Já a segunda parte trata de práticas de ensino.