Legislação Sobre Livro E Leitura

Por que uma obra específica para tratar da legislação sobre livro e leitura no Brasil? O que justifica sua publicação impressa em um mundo globalizado que convive com outros suportes de informação,

tais como internet, livros eletrônicos, textos virtuais, CD-ROM, DVD, acervos multimídia e tablets?
Com o advento dessas novas tecnologias da informação, muitos apostaram no fim do livro impresso. Só que isso felizmente não ocorreu. A par de todo o avanço tecnológico da era digital, o livro ainda tem o seu lugar garantido no mundo da informação. É ele, em grande parte, responsável pela memória do mundo ao trazer, desde séculos e milênios, o conhecimento acumulado e sistematicamente produzido pela sociedade. Não há quem possa negar que o livro, seja ele infantil, de romance, de ficção científica ou didático, é um importante bem cultural da humanidade; seja em que suporte material ele se apresente, é um instrumento indispensável para a formação da cidadania, ao possibilitar o acesso à informação e à cultura.
O Brasil tem a maior produção editorial da América Latina e é responsável por mais da metade dos livros editados no continente4. Além disso, nossas publicações primam pela qualidade gráfico-editorial e possuímos uma grande quantidade de editoras concentradas nas regiões Sul e Sudeste. No entanto, em pleno século XXI, ainda contamos com um expressivo número de analfabetos funcionais. Cerca de 38% dos brasileiros mal sabem ler e escrever seu próprio nome e, por conta do baixo nível de escolarização, não desenvolveram habilidades suficientes que os permitam compreender um simples texto. Outro dado desalentador é o índice de leitura do brasileiro: em média, apenas 1,8 livro por ano. O índice é muito baixo se comparado ao de outros países, como França (7,0), Estados Unidos (5,1), Inglaterra (4,9) e Colômbia (2,4). Segundo especialistas, “o baixo índice de leitura de sua população talvez seja o obstáculo mais comprometedor para a superação das dificuldades e é uma consequência das condições socioeconômicas e educacionais da população do país”.

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