A economia solidária, como uma alternativa de economia que se distancia das características que move a economia capitalista, é foco das reflexões deste livro.
Por meio de inúmeros projetos e parcerias, pessoas e entidades interessadas neste contexto buscam colaborar para esta economia alternativa, no sentido de oferecer formações que incentivem o empreendedorismo em sua vertente associativa, a fim de que as pessoas em situação de vulnerabilidade possam melhorar a qualidade de vida, por meio de ações empreendedoras.
É neste contexto que este livro norteia suas reflexões a partir da iniciativa pioneira de implantação da incubadora de empreendimentos solidários de São Bernardo do Campo (SBCSol). O projeto é considerado pioneiro, pois estreita seus laços num trabalho coletivo, solidário e cooperativo entre a Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), o Instituto Metodista Granbery (IMG), a Prefeitura de São Bernardo do Campo (PMSBC) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Busca refletir sobre o papel da universidade no fomento ao empreendedorismo voltado para a economia solidária e como instituição social que busca acolher as iniciativas públicas para reforçar sua relevância social frente aos problemas locais.
As reflexões organizadas em forma de livro estão alicerçadas nas experiências do projeto de implantação da incubadora de empreendimentos solidários de São Bernardo do Campo, considerado inovador, pois busca implantar uma incubadora considerada “híbrida”, ou seja, com ações conjuntas da universidade e do poder público. O convênio com a Finep e a prefeitura foi aprovado e publicado no Diário Oficial da União (DOU) em dezembro de 2011 e este livro busca socializar algumas experiências deste modelo em implantação.
O trabalho desenvolvido no projeto SBCSol e apresentado neste livro foi delineado pela reflexão, dentre outras, de como proporcionar aos empreendimentos e seus membros a valorização dos princípios básicos da economia solidária, alicerçados na autogestão, cooperação, colaboração e solidariedade.