O e-book IMAG(EM)INÁRIO: Imagem E Imaginários Na Comunicação é uma iniciativa do GT Imagem e Imaginários Midiáticos com o objetivo de reunir textos que contemplam as áreas temáticas em questão – imagem e imaginário- para contribuir na divulgação do estado da arte destas pesquisas no campo da Comunicação, dando continuidade ao e-book Teorias da Imagem e do Imaginário, lançado em 2014.
Coeditado por Denize Araujo, Ana Tais Martins Portanova Barros, Malena Contrera e Rose de Melo Rocha, o e-book, com 21 textos de pesquisadores brasileiros e 4 textos de pesquisadores estrangeiros convidados, está nos sites da Editora Página 42, da Editora Imaginalis, e da Compós.
Há diversos diálogos que permeiam os textos, especialmente na adoção de conceitos sobre imagem e imaginário. Autores como Edgar Morin, Gilbert Durand, Gaston Bachelard, Michel Maffesoli, Vilém Flusser e Gilles Deleuze são citados e discutidos em vários capítulos. Certos temas como identidade, memória, desconstrução e afetividade são recorrentes, tendo como referenciais bibliográficos conceitos de Susan Sontag, Henri Bergson, Fredric Jameson, Jacques Derrida e Mario Perniola.
O papel da mídia, da arte e do jornalismo são debatidos no âmbito das diversas formas culturais em audiovisuais, filmes, fotografias, obras literárias e instalações. A semiótica é abordada, assim como preceitos filosóficos, com abordagens peircianas e nietzchianas. Roland Barthes, Cornelius Castoriadis, Michel Foucault, Arlindo Machado e Jacques Rancière são também evocados no universo polissêmico que permeia os capítulos dos pesquisadores.
O e-book apresenta uma intermidialidade em sua inclusão de textos sobre cinema, artes visuais, fotografia, literatura, audiovisual e jornalismo.
Fizemos um levantamento de programas que trabalham com os temas-chave deste e-book e concluímos que há linhas de pesquisa e pesquisadores que desenvolvem estudos em imagem e imaginários em vários PPGs.