Pesquisa E Educação Especial

Os estudos aqui apresentados advêm da produção elaborada para o “Seminário de Pesquisa e Educação Especial: mapeando produções”

O objetivo central desse livro é apresentar uma análise do cenário das produções na área de Educação Especial.

Neste diálogo, os autores optaram por um olhar “prospectivo” voltado para as possibilidades e que acate os desafios que se nos apresentam como elementos disparadores de nossa ação criativa em busca de novos/outros saberes/objetos/olhares/construções/percursosde pesquisa “possíveis”. Falamos de perspectivas menos fechadas, que se afastam de modelos de verdades acabadas e admitem as incertezas.

Possivelmente este seja o traço distintivo que anuncia uma educação especial em construção, menos impregnada de certezas, menos crédula em seu papel pragmático, menos segura de seu universo restrito de abrangência.

Naturalmente, não buscamos conclusões definitivas, pelo contrário, desejamos estar, motivados por esses trabalhos, em condições de avançarmos no diálogo construtivo de novas leituras que apontem possibilidades, apresentem outros caminhos e instigue nossa inventividade.

Os estudos aqui apresentados advêm da produção elaborada para o “Seminário de Pesquisa em Educação Especial: mapeando produções”, o qual se constitui como uma iniciativa da Linha de Pesquisa em Educação Especial: abordagens e tendências do Programa de Pós Graduação em Educação – UFES, em parceria com professores de outras universidades brasileiras, realizado em março de 2005, em Vitória, Espírito Santo, financiado pela Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST-ES).

A análise dos textos dos 18 pesquisadores apontou uma configuração de quatro diferentes áreas temáticas.

A primeira diz respeito ao campo das políticas públicas em educação especial.

A segunda categoria acolhe as temáticas relativas à instituição escolar, práticas pedagógicas, processos de inclusão/ exclusão escolar e formação de profissionais da educação.

O terceiro grupo de estudos aborda perspectivas teóricas e análise de paradigmas com vistas a fundamentar questões de ordem política, pedagógica e filosófica.

O outro grupo optou por (re) visitar a temática das abordagens teórico-metodológicas, de forma a pôr em questão as dificuldades, desafios e alternativas que se colocam aos pesquisadores.

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Possivelmente este seja o traço distintivo que anuncia uma educação especial em construção, menos impregnada de certezas, menos crédula em seu papel pragmático, menos segura de seu universo restrito de abrangência.

Naturalmente, não buscamos conclusões definitivas, pelo contrário, desejamos estar, motivados por esses trabalhos, em condições de avançarmos no diálogo construtivo de novas leituras que apontem possibilidades, apresentem outros caminhos e instigue nossa inventividade.

Os estudos aqui apresentados advêm da produção elaborada para o “Seminário de Pesquisa em Educação Especial: mapeando produções”, o qual se constitui como uma iniciativa da Linha de Pesquisa em Educação Especial: abordagens e tendências do Programa de Pós Graduação em Educação – UFES, em parceria com professores de outras universidades brasileiras, realizado em março de 2005, em Vitória, Espírito Santo, financiado pela Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST-ES).

A análise dos textos dos 18 pesquisadores apontou uma configuração de quatro diferentes áreas temáticas.

A primeira diz respeito ao campo das políticas públicas em educação especial.

A segunda categoria acolhe as temáticas relativas à instituição escolar, práticas pedagógicas, processos de inclusão/ exclusão escolar e formação de profissionais da educação.

O terceiro grupo de estudos aborda perspectivas teóricas e análise de paradigmas com vistas a fundamentar questões de ordem política, pedagógica e filosófica.

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