Ações, Reflexões E Desafios Na Formação Do Pedagogo Na Contemporaneidade

Da Grécia Antiga ao Século XXI, muito se trilhou na busca do reconhecimento da pedagogia como ciência de domínios e enfoques próprios. No decorrer desse percurso, vários cenários se constituíram e foram servindo como pano de fundo para que se desse o burilamento da identidade profissional do pedagogo.

Do escravo que conduzia crianças ao locus do ensino até o docente da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, muito se teorizou e discutiu sobre qual seria, de fato, sua real identidade e seu consequente papel no processo educativo.
Falar em formação, base, identidade e realidade, sem explicitar o contexto sobre o qual estas se assentam, torna sem sentido toda e qualquer iniciativa em desenrolar o fio que conduz até o ponto em que se quer chegar. Discutir a formação do pedagogo, analisando-a e avaliando-a isoladamente não é possível, uma vez que os fatos histórico-sociais demandam um olhar que envolva o contexto mais amplo e, inclusive, a universidade como espaço de formação desse profissional. Não há como desconsiderar os planos político, econômico, social, cultural e até ideológico, que interferem, diretamente, nos processos formativos e, nesse caso mais especificamente, naqueles que se dão no emaranhado complexo que é o ensino superior brasileiro hoje, principalmente no que tange à formação de professores.
O desafio a que se impõe esta obra, escrita a muitas mãos, é exatamente o de promover a reflexão sobre os desafios presentes no processo de formação de pedagogos na atualidade, considerando que há uma vasta gama de pedagogias circulando em nosso meio, cada qual com seu conjunto de verdades e especificidades. Para tanto, as autoras valem-se de um diversificado roteiro de estudos oriundos de suas práticas de sala de aula, cuja abordagem abarca desde a formação do pedagogo escolar, seja este um orientador educacional, um supervisor ou um gestor escolar, até o campo organizacional com o qual o pedagogo empresarial dialoga, discutindo, com propriedade, as ferramentas de trabalho que tem à sua disposição, bem como a necessária interface com outras áreas de conhecimento, para que essa formação promova uma atuação profissional consoante a realidade educacional da contemporaneidade.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Ações, Reflexões E Desafios Na Formação Do Pedagogo Na Contemporaneidade

Da Grécia Antiga ao Século XXI, muito se trilhou na busca do reconhecimento da pedagogia como ciência de domínios e enfoques próprios. No decorrer desse percurso, vários cenários se constituíram e foram servindo como pano de fundo para que se desse o burilamento da identidade profissional do pedagogo. Do escravo que conduzia crianças ao locus do ensino até o docente da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, muito se teorizou e discutiu sobre qual seria, de fato, sua real identidade e seu consequente papel no processo educativo.
Falar em formação, base, identidade e realidade, sem explicitar o contexto sobre o qual estas se assentam, torna sem sentido toda e qualquer iniciativa em desenrolar o fio que conduz até o ponto em que se quer chegar. Discutir a formação do pedagogo, analisando-a e avaliando-a isoladamente não é possível, uma vez que os fatos histórico-sociais demandam um olhar que envolva o contexto mais amplo e, inclusive, a universidade como espaço de formação desse profissional. Não há como desconsiderar os planos político, econômico, social, cultural e até ideológico, que interferem, diretamente, nos processos formativos e, nesse caso mais especificamente, naqueles que se dão no emaranhado complexo que é o ensino superior brasileiro hoje, principalmente no que tange à formação de professores.
O desafio a que se impõe esta obra, escrita a muitas mãos, é exatamente o de promover a reflexão sobre os desafios presentes no processo de formação de pedagogos na atualidade, considerando que há uma vasta gama de pedagogias circulando em nosso meio, cada qual com seu conjunto de verdades e especificidades. Para tanto, as autoras valem-se de um diversificado roteiro de estudos oriundos de suas práticas de sala de aula, cuja abordagem abarca desde a formação do pedagogo escolar, seja este um orientador educacional, um supervisor ou um gestor escolar, até o campo organizacional com o qual o pedagogo empresarial dialoga, discutindo, com propriedade, as ferramentas de trabalho que tem à sua disposição, bem como a necessária interface com outras áreas de conhecimento, para que essa formação promova uma atuação profissional consoante a realidade educacional da contemporaneidade.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog