Mídia, Poder E Contrapoder: Da Concentração Monopóіlica À Democratização Da Informação

As discussões sobre o fazer jornalístico são tão antigas quanto sua prática. Uma das mais inteligentes, datada de meados do século XIX, é suscitada por Honoré de Balzac, notável escritor, igualmente jornalista.

Em uma das passagens, ele enfatiza a importância do bom e velho volantini [panfleto] com traços marcadamente de oposição. Balzac também critica o jornalismo de sua época por não chegar nem à metade do vigor panfletário de outrora.
Sob o peso das finanças e de seus conglomerados, o jornalismo atual está constelarmente muitíssimo mais distante daquela metade apontada por Balzac, ainda mais pelas exigências implícitas em sua forma crítica: “O panfleto quer a ciência real posta sob uma forma agradável, quer uma pena impecável, porque deve ser sem falhas; sua fraseologia deve ser curta, incisiva, quente e figurada – quatro faculdades que só indicam o gênio”. Uma exigência desta ordem está também implícita no livro Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação, o que, aliás, tem marcado as obras dos seus três autores: Dênis de Moraes, Ignacio Ramonet e Pascual Serrano.
Trata-se de um livro necessário! O que significa fazer de um livro uma necessidade? Não apenas falar de jornalismo, certamente. Hoje, um sem-número de livros sobre jornalismo é publicado regularmente. A maioria é interessante, mas poucos necessários, porque, para tanto, é preciso ir além da mera análise acadêmica para exercer plenamente a capacidade crítica e, acima de tudo, inscrever-se como um material capaz de, a partir da hermenêutica traçada, perscrutar com cuidado o que se situa como perspectiva.
Este livro que agora temos às mãos é uma produção artesanal de três intelectuais e jornalistas preocupados com o fazer dos dias atuais, com o fluxo informacional do nosso cotidiano, com a forma social que deriva da estrutura midiática e com os corações e mentes que emergem nesse cenário. Tal preocupação por si já legitima esse grupo de pesquisa. Sim, grupo de pesquisa que se iniciou a partir de um encontro, não ocasional, mas de um momento pontual numa relação reflexiva, ou seja, que já nasceu marcada pela inquietação frente ao mundo em que vivemos.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Mídia, Poder E Contrapoder: Da Concentração Monopóіlica À Democratização Da Informação

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog