Comunicações Do 2º Encontro Discente De História Da UFRGS
– Nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2017, o corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGH-UFRGS), por meio de sua representação discente, promoveu o II Encontro Discente de História.
O objetivo, mais uma vez, foi promover diálogos de pesquisa entre discentes de diferentes instituições. Motivados pelo interesse em debater sobre os desafios da pesquisa e do ensino na área de História, o evento buscou promover discussões transversais, considerando problemáticas comuns a pesquisas de áreas diversas da História.
Realizado nas dependências do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas da UFRGS, o evento reuniu estudantes de graduação e pós-graduação em História de diversas instituições de ensino superior inscritos em seis eixos temáticos. Os eixos temáticos buscavam abranger trabalhos de diferentes recortes temporais, perspectivas teóricas e metodologias, a partir de questões norteadoras.
Assim, os trabalhos dividiram-se em seis eixos: Fontes e escritas da História; Metodologias de pesquisa e práticas de Ensino de História; Tempo, memória e usos do passado; Subalternos, dominação e resistência; Elites e Povo na História; e Autoritarismos, violência e conflitos. Como resultado, apresentamos esta publicação que reúne trabalhos apresentados e discutidos durante o evento.
Na primeira parte, temos trabalhos inscritos nos eixos Fontes e escritas da História; Metodologias de pesquisa e práticas de Ensino de História, que abrangeram pesquisas de temas clássicos e atuais de Teoria e Metodologia da História, e aquelas que, ancoradas em problemas de natureza epistemológica, abordaram textos historiográficos (e não propriamente historiográficos) ao longo do tempo e do espaço, focando tanto a operação que os produziu, como a sua edição, circulação, reprodução, recepção e crítica.
A preocupação foi discutir questões relacionadas a escrita da história e as urgências do tempo presente. O que o(a) historiador(a) pode propor frente aos desafios e dilemas do mundo contemporâneo?
Quais potências e limites são colocados pelas condições de possibilidades atuais da escrita da história? Se a história pode mais do que ser escrita, de que outras linguagens fazer uso? Como interagir, através delas, com públicos vastos e diferenciados? De que tipo de história uma sociedade democrática necessita? Onde encontrar outros fundamentos possíveis para a historiografia em um ambiente em que ela é desacreditada e, sobretudo, ameaçada?
Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante
e ganhe esta camisa ou escolha outros dos
nossos brindes.