
Este livro é fruto de uma produção coletiva realizada por discentes e docentes da disciplina “Seminário Temático I – Saúde Coletiva e o SUS” do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. Sua motivação foi a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a pandemia de Covid-19 que assolou o mundo em 2020 e cuja ameaça continua, se caracterizando como uma das maiores pandemias da história da humanidade.
O Novo Coronavírus E Seus Desafios Para O Sistema Único De Saúde aborda a doença, medidas de prevenção e tratamento (ressaltando que à época de sua elaboração, cientistas do mundo inteiro estavam a tatear nestes conhecimentos) reflexões críticas sobre as medidas tomadas por diversos países e governantes, a repercussão social e os desafios que a pandemia representa para o Sistema Único de Saúde no Brasil.
Além da contribuição no conhecimento sobre o coronavírus, este livro tem o mérito de ser uma produção solidária, compartilhada em todos os sentidos, realizada sob condições adversas no contexto do distanciamento social imposto pela pandemia, marcado pela solidariedade e desejo de contribuir com um conhecimento em construção, diante de um cenário inesperado pela comunidade científica mundial.
Estas reflexões, certamente gerarão uma aprendizagem nos atores envolvidos, que ampliarão o significado do processo de ensino e pesquisa e sua capacidade de conexão com as necessidades do sistema de saúde, aproximando a teoria da prática, tão necessária para o fortalecimento do SUS.
Não é pouca a força de resistência do local, do singular, do recorte da experiência de relação construtiva entre trabalhadores e usuários no território, construindo formas de cuidar, formas de prevenir e formas de defender a vida nas condições concretas que constituem os cotidianos em que esses encontros acontecem.
Não é da mesma ordem esse conhecimento que se produz em redes e que, ao final, produz as redes que constituem o cuidado, que aquele conhecimento enciclopédico que povoou a infância das nossas avós e de nossos avôs.
