
A disciplina História do Maranhão surge da necessidade de abordagem no sistema oficial de ensino dos aspectos relacionados à memória e cultura local. Os conhecimentos acerca da História do Maranhão foram sistematizados em obras que primaram por uma seleção de conteúdos.
Para tanto, os estudos se fundamentaram numa concepção de História centrada na narrativa e no repasse de interpretações históricas. De tal modo, na trajetória da instrução pública maranhense, a História do Maranhão se relacionou às necessidades do contexto histórico e social; predominando uma concepção factual de História que precisa ser redefinida nas propostas curriculares atuais.
Assim, considera-se a seguinte hipótese de trabalho: a disciplina História do Maranhão vem sendo ministrada, no currículo do sistema público estadual de ensino, de forma pouco problematizadora.
Diante do problema e das hipóteses estabelecidas, o objetivo geral da pesquisa consiste em investigar como a disciplina História do Maranhão vem sendo ministrada no sistema público de ensino.
Obra centrada na análise histórica e documental acerca do percurso de legitimidade e desenvolvimento da disciplina História do Maranhão no currículo da rede pública de ensino estadual a partir do ano de 1902, quando foi estabelecida a disciplina, no currículo da Escola Normal, em São Luís – MA.
Objetiva-se analisar como a disciplina História do Maranhão vem sendo ministrada no sistema estadual de ensino por meio do currículo oficial. Para tanto, são consideradas as contribuições dos estudos sobre a Nova História, especificamente em História Cultural.
A análise sobre Currículo se fundamenta nos princípios teórico-metodológicos da Nova Sociologia da Educação através da História das disciplinas escolares de Ivor Goodson e André Chervel que ressalta o aspecto político do currículo, bem como o caráter de tradição presente na implantação das disciplinas escolares; aproximando o estudo em História da Educação à pesquisa histórica.
