O Processo Civilizatório

Dificilmente se poderia conceber livro mais oportuno do que esse que acaba de publicar, O Processo Civilizatório. É que, no período de transição em que vivemos, a necessidade de uma visão de conjunto da evolução e história do homem se faz imperiosa.
H. G. Wells escreveu o seu famoso Outline of History, quando a Primeira Guerra Mundial abria uma crise que, dizia flle, se resolveria pela educação, ou pela catástrofe. Tivemos a catástrofe. A sua profecia não a evitou. Mas o seu livro, lido por milhões, ainda hoje, constitui uma nova weltanschaung do período contemporâneo então iniciado.
É que, então, desejávamos saber como havíamos chegado a 1914! Como, depois de 6.000 anos de civilização, havíamos chegado à decadência do Ocidente (Spengler), ou ao raio de esperança com que acenava Wells, em meio às sombras da catástrofe, que chegou com a Segunda Guerra Mundial, emergimos em 1945, para a prolongada agonia que se estende até hoje, até agora... ·
Em todo esse período, tão grande quanto o progresso da ciência física tem sido o da ciência social e da história, marcadamente no campo dos estudos da arqueologia e da antropologia, esta a princípio reduzida ao homem primitivo e à cultura primitiva. Penetramos além dos 4.000 anos de história escrita. A arqueologia deu-nos pelo menos 6.000 anos mais. E Gordon Childe nesse período aprofundou-se no conhecimento do homem.
Cinqüenta anos depois de Wells, Darcy Ribeiro, à luz do saber e da cultura de hoje, dá-nos a sua visão da história humana. Ao historiador, ao arqueólogo, juntou-se o antropólogo.
Li de um jacto o seu pequeno grande livro.
Fala-se hoje muito de uma revolução no ensino. Essa revolução é, sobretudo, a de que não se ensinam fatos mas idéias, estruturas de pensamento, moldes ou modos de pensar, para com eles estudarmos e interpretarmos os fatos. Os fatos temos que estudá-los nós mesmos. O mestre dá-nos os instrumentos, a ferramenta para percebê-los, compreendê-los e aprendê-los.
Assim se ensina a matemática, a física, a biologia, que são linguagens, modos de pensar. Também assim tem-se de estudar a sociedade, que também tem a sua linguagem, suas estruturas de pensamento. O livro de Darcy Ribeiro é uma introdução ao método de estudo da sociedade humana. Assim como há ferramenta e máquina-ferramenta, há livro-ferramenta e livro-máquina-ferramenta para se estudar e compreender a história humana. O Processo Civilizatório é desta última categoria.

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Dificilmente se poderia conceber livro mais oportuno do que esse que acaba de publicar, O Processo Civilizatório. É que, no período de transição em que vivemos, a necessidade de uma visão de conjunto da evolução e história do homem se faz imperiosa.
H. G. Wells escreveu o seu famoso Outline of History, quando a Primeira Guerra Mundial abria uma crise que, dizia flle, se resolveria pela educação, ou pela catástrofe. Tivemos a catástrofe. A sua profecia não a evitou. Mas o seu livro, lido por milhões, ainda hoje, constitui uma nova weltanschaung do período contemporâneo então iniciado.
É que, então, desejávamos saber como havíamos chegado a 1914! Como, depois de 6.000 anos de civilização, havíamos chegado à decadência do Ocidente (Spengler), ou ao raio de esperança com que acenava Wells, em meio às sombras da catástrofe, que chegou com a Segunda Guerra Mundial, emergimos em 1945, para a prolongada agonia que se estende até hoje, até agora… ·
Em todo esse período, tão grande quanto o progresso da ciência física tem sido o da ciência social e da história, marcadamente no campo dos estudos da arqueologia e da antropologia, esta a princípio reduzida ao homem primitivo e à cultura primitiva. Penetramos além dos 4.000 anos de história escrita. A arqueologia deu-nos pelo menos 6.000 anos mais. E Gordon Childe nesse período aprofundou-se no conhecimento do homem.
Cinqüenta anos depois de Wells, Darcy Ribeiro, à luz do saber e da cultura de hoje, dá-nos a sua visão da história humana. Ao historiador, ao arqueólogo, juntou-se o antropólogo.
Li de um jacto o seu pequeno grande livro.
Fala-se hoje muito de uma revolução no ensino. Essa revolução é, sobretudo, a de que não se ensinam fatos mas idéias, estruturas de pensamento, moldes ou modos de pensar, para com eles estudarmos e interpretarmos os fatos. Os fatos temos que estudá-los nós mesmos. O mestre dá-nos os instrumentos, a ferramenta para percebê-los, compreendê-los e aprendê-los.
Assim se ensina a matemática, a física, a biologia, que são linguagens, modos de pensar. Também assim tem-se de estudar a sociedade, que também tem a sua linguagem, suas estruturas de pensamento. O livro de Darcy Ribeiro é uma introdução ao método de estudo da sociedade humana. Assim como há ferramenta e máquina-ferramenta, há livro-ferramenta e livro-máquina-ferramenta para se estudar e compreender a história humana. O Processo Civilizatório é desta última categoria.

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