
O que esperar de uma obra que tem por título e tema As Competências Do Líder-Gestor Educacional Na Organização Escolar Privada com ênfase na análise da experiência de gestor vinculado à organização escolar privada?
Esta é a primeira questão que emerge ao se deparar com um texto que procura evidenciar a teoria e prática do gestor educacional, do líder que precisa ter a consciência da mudança para atuar na transformação de seu próprio ambiente de trabalho em vista da própria transformação educacional, que conduz os educandos para a prática da vida além dos limites da escola.
Pensar em ‘competência’ tem suas particularidades. O que é? Qual a função? Qual a consequência de quem tem? Competência não é simplesmente ser ‘competente’, ser apto a fazer algo, mas sim ser possuidor da competência.
Isso soa estranho, mas competência, na verdade, é habilidade! Ou seja, a competência de alguém é a habilidade que ela detém para fazer algo, mas não como aptidão para isso, e sim com os instrumentos que ela possui que permitem ter as capacidades necessárias para empreender .
A competência do líder-gestor é saber gerenciar, liderar, coordenar, perceber, experimentar, proceder, modificar e empreender. O líder-gestor não é só um Líder, ele é empreendedor. Empreender significa construir, e quem constrói, tem em vista transformar.
Nosso líder-gestor tem a tarefa de transformar o ambiente diante das mudanças sócio-políticas, a fim de compreender o novo e atuar com ações que mobilizem seu grupo de trabalho, permitindo empreender as modificações. Para isso, é preciso competência.
A proposta desta obra é justamente verificar a postura do líder-gestor educacional, o diretor, o coordenador, o gestor que atua no ambiente educacional e tem que lidar com uma nova sociedade, que passa por transformações rápidas e dinâmicas, que caminha com uma nova geração de jovens e estudantes, assim como adultos e trabalhadores que precisam acompanhar as mudanças de uma época.











